TRIBUTOS
IPTU e IPVA 2025: Fique atento aos prazos e descontos para iniciar o ano em dia
Cidades da região oferecem descontos de até 22% no IPTU; veja os detalhes e prazos
Última atualização: 02/01/2025 21:31
Com a virada de ano, 2025 traz com ele a responsabilidade de regularizar tributos como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Enquanto muitos aproveitam o verão para descansar e viajar, é fundamental ficar atento aos prazos de pagamento desses impostos, que começam a vencer já nos primeiros dias do ano.
Em seu primeiro ato como prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP) cumpriu uma promessa de campanha ao decretar a prorrogação do prazo para o pagamento com desconto do IPTU. Originalmente previsto para encerrar nesta terça-feira, 2 de janeiro, o novo prazo permite que os contribuintes aproveitem o desconto de 20% até o dia 31 de janeiro.
Ainda sobre o IPTU, as prefeituras de cidades como São Leopoldo, Canoas, Campo Bom Araricá e Estância Velha oferecem condições especiais para o pagamento antecipado, com descontos de até 22%. Já o IPVA, cujas datas de vencimento variam conforme o final da placa do veículo, apresenta a última oportunidade de obter descontos com o pagamento até 31 de janeiro.
Descontos para quem quitar neste mês
Em Novo Hamburgo, o contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU de 2025 em cota única até o dia 31 de janeiro garantirá um desconto de 20% sobre o valor do imposto. Porém, a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), que é cobrada junto ao IPTU, não é contemplada pelo desconto. Para quem preferir o parcelamento, será possível dividir o imposto em até 10 vezes, respeitando a parcela mínima de R$ 50,00.
A primeira prestação vence no dia 25 de fevereiro e todas as demais sempre no dia 25 de cada mês. Caso não ocorra expediente bancário neste dia, a data de vencimento será antecipada para o último dia útil que antecede o dia 25. O pagamento com o desconto pode ser feito com a mesma guia que tinha como prazo final o dia 2 de janeiro. Ela pode ser acessada online aqui.
Em São Leopoldo, a impressão dos carnês de IPTU 2025 foi concluída e o envio pelos Correios começa nesta quinta-feira (2). O município oferece descontos de até 22% no pagamento antecipado, com 10% para quem quitar até 31 de janeiro e 7% para quem pagar até 25 de fevereiro. O contribuinte que optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em até 10 vezes, com a primeira parcela com vencimento no dia 10 de março.
Os demais descontos vêm do programa Bom Pagador, que concede 12% para quem não possui parcelas vencidas nos últimos três anos; 10% para quem não possui nos últimos dois anos; e 8% para quem está em dia no último ano. As guias estão disponíveis para consulta online no portal da Prefeitura. Se o vencimento ocorrer em dia não útil, o pagamento poderá ser realizado no próximo dia útil sem encargos.
Possibilidades de parcelamento
Em Canoas, o prazo para o pagamento em cota única com um desconto de até 15%, terminaria na quinta-feira, 2 de janeiro. Contudo, o prefeito Airton Souza apresentou um projeto para prorrogar o desconto até o dia 31 de janeiro. O prazo, porém, foi estendido ainda mais, até 10 de fevereiro, graças a uma emenda sugerida e aprovada de forma unânime dos vereadores.
Esse desconto é composto por 10% pela antecipação do pagamento e mais 5% para quem não tem débitos nos últimos dois anos, ou 2,5% para quem está em dia com os impostos no último ano. Para quem preferir o parcelamento, o pagamento pode ser feito em até 8 vezes, com vencimentos mensais entre fevereiro e setembro, sempre no dia 10.
Para quem teve imóveis afetados pela enchente histórica de 2024, há um desconto adicional proporcional aos valores pagos do IPTU 2024 com vencimento a partir de maio, que também aparecerá no carnê de 2025. As guias atuais informam o valor total deste desconto, que inclui o tributo, os juros e a multa pagos. Aqueles que pagaram o IPTU 2024 em cota única, receberão o desconto no valor equivalente a cinco parcelas. A aplicação dos respectivos descontos acontece automaticamente e os valores aparecem em destaque na primeira página do carnê.
Segundo a Fazenda Municipal, aqueles que quiserem quitar o valor devido de 2024 ainda podem garantir um desconto se pagarem esse valor até o final deste ano (2024). Para isso, é necessário gerar um único boleto das parcelas devidas que receberão desconto de 100% na multa de mora e 20% nos juros devidos. Mais informações podem ser obtidas junto ao atendimento virtual. Contribuintes que possuem Débito Direto Autorizado (DDA) já podem encontrar os boletos no seu banco e programar o pagamento.
Campo Bom e Estância Velha têm prazo maior para o pagamento
Em Campo Bom, os contribuintes podem quitar o IPTU 2025 com 10% de desconto até o dia 10 de fevereiro. Para o parcelamento, o prazo é até 12 de fevereiro, com parcelas mínimas de R$ 68,23. Os carnês estão sendo distribuídos nos bairros. A Prefeitura também está recebendo solicitações de isenção do IPTU para imóveis atingidos pela enchente até 30 de janeiro. Os imóveis atingidos não pagarão o imposto de maio a dezembro de 2024. Quem já pagou, receberá desconto proporcional no IPTU 2025. Quem não pagou, terá o perdão da dívida. A solicitação é obrigatória para a concessão da isenção e pode ser solicitada clicando aqui.
Já em Estância Velha, o pagamento do IPTU 2025 poderá ser feito até 11 de abril, com desconto de 10% para quem pagar à vista, ou em até 6 parcelas, a partir de maio. Mais informações sobre o tributo estarão disponíveis em breve no site da Prefeitura, assim como os carnês.
Em Araricá, o desconto no pagamento do IPTU surgiu na quarta-feira (1º), quando Oseas Garcia (PL) assumiu a prefeitura e anunciou incentivos fiscais com descontos de 20% para os contribuintes que pagarem em janeiro, e 10% para quem quitar até o final de fevereiro. Até então, o IPTU de Araricá não oferecia abatimentos. Ele pode ser pago à vista em cota única até 10 de fevereiro, ou parcelado em até seis vezes, com adesão até a mesma data.
IPVA: Desconto de até 30% para pagamento antecipado
Quanto ao IPVA, quem pagou até o dia 30 de dezembro garantiu descontos de quase 30% no valor do tributo, considerando as reduções de antecipação e os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.
Para quem não aproveitou esse prazo, o IPVA pode ser quitado com 6% de desconto até 31 de janeiro, 3% até 28 de fevereiro e 1% até 31 de março. O parcelamento em até 6 vezes também está disponível, desde que a primeira parcela seja paga até 31 de janeiro. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.
O pagamento pode ser feito em qualquer banco autorizado ou via Pix. A consulta do valor e o pagamento podem ser realizados pelo site do IPVA/RS. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.