DECISÃO

IPE SAÚDE: Justiça atende pedido de hospitais de referência do RS e suspende novas tabelas de remuneração

Juíza concedeu liminar reconhecendo risco às instituições em virtude das alterações

Publicado em: 01/04/2024 18:32
Última atualização: 01/04/2024 18:34

A Justiça emitiu uma liminar que suspende as novas tabelas de remuneração do IPE Saúde que entrariam em vigor para 13 hospitais de referência do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (1º). A decisão, que não se aplica às demais instituições do Estado, foi tomada pela juíza Marilei Lacerda Menna, da 7ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, nesta tarde.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Sede do Instituto de Previdência do Estado, em Porto Alegre Foto: Ipe Saúde/Divulgação

A medida havia sido pedida pelas instituições que atendem mais de 60% da demanda do IPE Saúde no Estado e que, conforme estudo feito pela Federação RS e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), teriam prejuízo de R$ 154 milhões ao ano com as tabelas. 

As novas tabelas de remuneração dizem respeito ao ressarcimento sobre medicamentos, diárias e taxas para as instituições que atendem pelo IPE Saúde. No entanto, para os 13 hospitais credenciados que atuam com alta complexidade, a medida representaria de 7% a 41% de prejuízo ao ano.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Na decisão, a juíza disse ter reconhecido uma "demonstração do desequilíbrio econômico-financeiro diante da conduta unilateral do IPE Saúde", o que indicaria um "excesso de poder regulamentar exercido pela Administração Pública". Assim, a magistrada determinou a suspensão das Instruções Normativas, "haja vista as consequências que irão ocasionar para o sistema de saúde, em especial aos servidores públicos que são beneficiários do plano oferecido pelo IPE Saúde".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas