Construção e reforma

Investir em um profissional qualificado evita dor de cabeça e custos desnecessários

Contratar um arquiteto e urbanista garante mais economia, conforto e segurança na hora de construir ou reformar

Publicado em: 24/05/2023 14:34
Última atualização: 26/03/2024 17:37

Conteúdo Especial | Núcleo 360

Contar com o apoio de um arquiteto e urbanista na hora de construir ou reformar não é um luxo e pode garantir o melhor retorno ao seu investimento. Significa ter a assessoria de um especialista em todas as etapas da obra: o que garante economia e segurança. Isso porque apenas quem entende com profundidade e exatidão sobre o assunto consegue entregar conforto e estética dentro do escopo planejado - e isso inclui também o orçamento previsto, seja ele de qualquer tamanho. "O arquiteto não só projeta, ele vive o projeto. Nós pensamos nas problemáticas e nos detalhes nas quais há inúmeros relativos à arquitetura. Estamos envolvidos amplamente desde a concepção projetual até a conclusão do espaço edificado, da estrutura ao acabamento”, destaca o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Iponema.

Integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), Iponema frisa que em todo projeto e obra cabe um arquiteto. “É esse profissional que garante que o sonho dos cliente caiba no orçamento, com qualidade e sem correr riscos”, observa. Inclusive é com esta temática que o CAU-RS lançou a nova campanha de valorização profissional, com o objetivo de salientar que, com a pandemia, a casa deixou de ser um lugar de passagem para se tornar o centro de convivência e de referência para a qualidade de vida.

Um levantamento realizado pelo CAU nacional aponta que 85% dos brasileiros constroem ou reformam sem a orientação de arquitetos e urbanistas ou outros profissionais habilitados. “Além de iniciar uma obra sem previsão de produtividade, recursos e tempo de conclusão, a segurança das pessoas é colocada em risco sob responsabilidade de profissionais que são apenas executores, trabalhadores da construção civil”, alerta Iponema.

De acordo com o CAU-RS, a emissão do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) é obrigatória para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, pois atesta sua competência e obrigação com o cliente e com a lei. “Os síndicos de condomínios, por sua vez, têm o dever de exigir o documento. Isso porque o RRT garante segurança para todos: profissionais e clientes, síndicos e condôminos”, reitera.

 

"O arquiteto não só projeta, mas vive o projeto"

ENTREVISTA com o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Iponema

Qual a importância de contratar um arquiteto para uma reforma ou construção?
O arquiteto possui conhecimento técnico para planejar, auxiliar, projetar, além de se responsabilizar pelo seu trabalho demandado. Toda construção ou reforma, por menor que seja, estamos lidando com sonhos. Estudamos caminhos e soluções para melhor aplicar no projeto, além de todo um conhecimento psicológico que oferecemos a fim de trazer a identidade do cliente para o lugar.

No que um arquiteto pode auxiliar?
O arquiteto não só projeta, ele vive o projeto. Ele pensa nas problemáticas e nos detalhes nas quais há inúmeros relativos à arquitetura. Estamos envolvidos amplamente desde a concepção projetual até a conclusão do espaço edificado, da estrutura ao acabamento.

Quais os riscos de fazer uma obra/reforma sem um profissional da arquitetura?
Gastos de dinheiro e estresses por parte dos clientes, erros e retrabalhos na obra. Sabemos que independente do planejamento e organização, os problemas da obra podem aparecer. Ter um profissional qualificado para orientar, sugerir e pensar em soluções técnicas e plásticas (estéticas) que evitem gastos futuros, acaba sendo mais vantajoso financeiramente do que os clientes tomarem suas próprias decisões.

Se pudéssemos colocar em itens, quais os cinco motivos para se contratar um arquiteto?
1. Planejamento;
2. Economia;
3. Conforto;
4. Estética pensada no melhor aproveitamento e identidade dos espaços;
5. Segurança.

Há como denunciar uma obra/reforma que não tem arquiteto responsável?
Sim, através do site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS pelo endereço caurs.gov.br/denuncias/.

Como se faz para denunciar um profissional que se passa como arquiteto, mas não tem essa formação?
Entra-se no canal de denúncias do CAU/RS (caurs.gov.br/denuncias/) e lá terá um passo a passo bem didático de como realizar. A denúncia pode ser cadastrada sem identificação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas