Uma organização criminosa investigada por ordenar e cometer homicídios na região metropolitana de Porto Alegre é alvo de operação da Polícia Civil e da Brigada Militar nesta segunda-feira (24). Nesta manhã, são cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais são cumpridas em Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Viamão e Alvorada. Até as 7h30, cinco pessoas foram presas.
Conforme a Polícia, são investigados homicídios e tentativas de homicídios que aconteceram entre setembro de 2022 e março de 2023. Um dos crimes investigados ocorreu em Viamão no dia 18 de março desde ano.
A Polícia descobriu que um homem foi morto pelo grupo em represália no bairro Lomba do Pinheiro. Ele morreu após ter seu carro alvejado por cinco dos investigados. Eles imaginavam que o pai da vítima estaria no veículo. Porém, só estavam no automóvel o jovem e uma outra pessoa que sobreviveu.
O objetivo dos autores, segundo a investigação, era atingir o pai da vítima por ter denunciado o grupo após ter seu bar roubado. Após o assalto, os autores tinham ameaçado o proprietário para que não fizesse o boletim de ocorrência.
Na operação desta segunda, cinco mandados de prisão preventiva são cumpridos contra os cinco envolvidos com o crime que aconteceu em Viamão. Segundo o delegado Mario Souza, “a operação Anóxia é imposição de punição aos criminosos que insistem em matar ou mandar matar no Rio Grande do Sul”.
LEIA TAMBÉM