LATROCÍNIO

Investigação sobre a morte de sargento gaúcho avança e vários suspeitos são presos no Uruguai

Crime aconteceu no mês de outubro enquanto brasileiro fazia compras na fronteira

Publicado em: 16/11/2023 16:14
Última atualização: 16/11/2023 16:15

A Polícia de Rivera, no Uruguai, prendeu seis pessoas suspeitas de envolvimento na morte do sargento da Brigada Militar (BM), Paulo Aloir da Luz. O crime aconteceu no dia 21 de outubro, quando o policial estava na fronteira entre o Brasil e Uruguai a passeio.


Sargento Aloir Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conforme a polícia uruguaia, os seis são moradores da própria Rivera, com idades entre os 22 e 40 anos. Com o sexteto, foram encontrados valores que superam os 15 mil dólares e 13 mil reais em espécie. De acordo com o Ministério do Interior do Uruguai, parte desse valor representa o que havia sido roubado dos turistas atacados em outubro. Além do dinheiro, também foram apreendidos veículos, relógios e televisores.

Segundo a Justiça do Uruguai, o principal suspeito de ter atirado contra o brasileiro é um homem de 27 anos. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo prazo de 180 dias. Os outros envolvidos podem ser processados como co-autores do crime.

Leis uruguaias

Conforme o delegado Laurence Teixeira, titular da Delegacia Regional de Santana do Livramento, mesmo que a vítima tenha sido um brasileiro, as leis aplicadas devem ser as uruguaias. “A investigação se inclinou para Rivera. A aplicação da lei brasileira fica limitada e depende do autor não ser processado no Uruguai. No entanto, a tendência de momento é essa.”

Teixeira reitera que há cooperação entre as equipes policiais dos dois países, porém as prisões foram feitas todas no Uruguai. “Não nos passaram muitas informações.”

O crime

O crime aconteceu aproximadamente às 8 horas do dia 21 de outubro, um sábado. Paulo Aloir estava com um grupo de brasileiros circulando pelas ruas Ceballos e Paul Harris, na cidade de Rivera, quando quatro homens armados desceram de um veículo Volkswagem Gol, com placas de Belo Horizonte. Eles estavam encapuzados e roubaram uma mochila com cerca de R$ 50 mil.


Dinheiro apreendido com suspeitos de participar da morte de sargento brasileiro Foto: Polícia de Rivera

O sargento brasileiro então foi atingido por um tiro no peito, não resistindo aos ferimentos. Outro membro do grupo também ficou ferido e precisou ser socorrido. Aloir estava há 35 anos na Brigada Militar e foi sepultado em Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas