Após um outono marcado por chuvas intensas que causaram enchentes e mortes no Rio Grande do Sul, a chegada do inverno nesta quinta-feira (20) deixa os gaúchos atentos para o que está por vir na nova estação, que inicia oficialmente às 17h51. Os gaúchos podem ficar tranquilos, ao menos neste quesito, pois as projeções indicam que inverno de 2024 no Estado terá precipitação e temperaturas abaixo da média para essa época do ano.
“Ou seja, diminuição da chuva e dias mais frios”, explica Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). De acordo com ele, nos meses de julho, agosto e setembro, haverá o fim do evento El Niño e ocorrerá um curto período de neutralidade na primeira metade da estação, o que será determinante para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho.
“As projeções dos modelos de clima indicam o retorno do fenômeno La Niña entre os meses de agosto e setembro, o que deverá colaborar para a redução da precipitação na parte final do inverno, com volumes inferiores à média em praticamente todo o Estado nos meses de agosto e setembro”, esclarece.
Varone reforça que o prognóstico das temperaturas aponta que o trimestre deverá apresentar valores inferiores à media durante todo o período. “Essa condição proporcionará ondas de frio mais intensas e poderá ocasionar eventos de geadas mais frequentes”, completou o meteorologista.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags