abc+

NA REGIÃO

INUSITADO: Tocha olímpica de 1996 está na Feira do Livro de Dois Irmãos

Objeto ilustre chama atenção na 35ª edição do evento, que segue até este domingo

Publicado em: 17/08/2024 às 09h:11
Publicidade

A história beira o inacreditável. A Feira do Livro de Dois Irmãos, que ocorre até o domingo (18), está com uma presença bastante ilustre: a tocha olímpica utilizada nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Quem levou o objeto inusitado para a Praça do Imigrante foi a Z Multi Editora, editora de livros responsável por expor apenas obras de autores da região em seu estande.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Tocha olímpica está disponível para que visitares façam fotos. | abc+



Tocha olímpica está disponível para que visitares façam fotos.

Foto: Letícia Prior Breda

A expositora Sandra Hess, coordenadora editorial da Z Multi, conta que a tocha pertence ao escritor hamburguense Cláudio Mitchell Neis, autor do livro Mantendo a Chama Acesa. A obra conta a trajetória repleta de emoções de Neis, com destaque para o dia em que ele teve a honra de conduzir a tocha olímpica no revezamento dos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos.

FIQUE POR DENTRO: Conheça os candidatos à Prefeitura de Dois Irmãos

O objeto faz parte de uma dinâmica do estande que possibilita aos visitantes tirarem fotos com a tocha. “Já que vivemos e estamos ainda vivendo as Olimpíadas, a ideia é aproximar a comunidade da tocha, que é o grande símbolo da união do esporte. Além disso, a Feira do Livro serve de vitrine para escritores da região, o evento nos aproxima do leitor”, afirma Sandra.

AONDE IR: Expoclassic 2024 e Aldeia Sesc Capilé estão entre as atrações do fim de semana na região; veja agenda

Paixão na infância

É pelos estandes de livros que a paixão pela literatura floresce. Atenta enquanto observa obras de fantasia e contos de fadas, a pequena Cecília Bitencourt, de 12 anos, fortalece o seu gosto pela leitura. “Eu gosto muito de ler. Estou lendo Harry Potter na minha escola e acho muito legal. Gosto de conhecer livros e histórias novas”, diz.



 

Muito mais que livros

Mas não são apenas obras literárias que a Feira do Livro de Dois Irmãos respira. O evento cultural é importante para movimentar a economia local, com exposições de artesanatos e barraquinhas de quitutes.

Entre os estandes, os trabalhos de madeira feitos pelas mãos do aposentado Lauri Meurer se destacam. O marceneiro conta que iniciou esse projeto empreendedor após sofrer um infarto em 2006, época em que resolveu buscar pela aposentadoria e se dedicar a outras atividades. A participação na feira é importante para movimentar as vendas do negócio. “Eu trabalho direto na marcenaria, faz muito bem para mim”, conta Maurer.

Quem também aproveita o movimento da Feira do Livro é a cozinheira Nerci Gressler Specht, que, segundo ela,é conhecida por produzir os melhores bolinhos de batata de Dois Irmãos. “Tem muita gente que não conhece ainda [o seu trabalho] e quem conhece volta sempre. A movimentação da feira ajuda a vender mais”, explica.

Programação

A 35ª Feira do Livro de Dois Irmãos estende sua programação até o domingo (18). São diversas atividades para todos os públicos, com destaques para espetáculos teatrais, saraus culturais, oficinas, encontro de escritores e apresentações artísticas. O evento ainda conta com uma exposição fotográfica sobre o Bicentenário da Imigração Alemã.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade