Aeromóvel

Interrompido em 2018, projeto do Aeromóvel volta aos trilhos

Se aprovado no PAC, projeto receberá cerca de R$ 755 milhões federais

Publicado em: 20/11/2023 09:45
Última atualização: 20/11/2023 09:45

Canoas - Na pauta dos canoenses há cerca de uma década, o Aeromóvel de Canoas está mais próximo de sair do papel, após interrupção do projeto em 2018.

Essa é a expectativa do prefeito Jairo Jorge, que apresentou o projeto ao subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ministro Mauricio Muniz Barretto de Carvalho. O Aeromóvel de Canoas está inscrito junto à Casa Civil do Governo Federal para integrar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O prefeito explica que o projeto está sob análise da Casa Civil e, provavelmente, Canoas será chamada, nos próximos dias, para esclarecer possíveis dúvidas. Situação que é comum neste tipo de processo. "Estamos otimistas, pois temos o projeto completo. Se o Governo Federal quiser iniciar as obras amanhã, podemos iniciar imediatamente." A expectativa é de que o retorno aconteça, no mais tardar, até o início de 2024.

Além de ampliar a mobilidade urbana de Canoas, em uma região com grande fluxo de pessoas, outro ponto positivo destacado pelo prefeito, e que pode contar a favor de Canoas para a decisão federal, é o cuidado com o meio ambiente. O veículo não emite poluentes, tem baixa emissão de ruídos e um baixo consumo de energia, por ser 100% elétrico. "O Aeromóvel é um veículo sustentável, que não agride o meio ambiente. Se em 2010, quando iniciamos esta ideia, o cuidado com o meio ambiente já era muito importante, imagina hoje, com tudo que estamos vivendo em termos de clima", enfatiza Jairo.

 

Três fases

Inicialmente, o Município apresentou a fase 1 do programa, que prevê a construção da via elevada exclusiva, com 4,7 km de extensão e sete estações, localizadas na Avenida Boqueirão, até o início da Avenida Rio Grande do Sul.

O percurso, ligará os bairros Guajuviras e Mathias Velho, integrado com a estação da Mathias Velho, da Trensurb. O investimento será em torno de R$ 755 milhões.

O projeto completo prevê três etapas. A primeira delas ligando os bairros Guajuviras e Mathias Velho. A segunda contempla o prolongamento da linha no Guajuviras, na extensão da Avenida 17 de Abril e a ampliação da via até o final do Mathias Velho, pela Rua Rio Grande do Sul. E a terceira, a ligação entre a Praça do Avião e o Hospital Universitário de Canoas.

 

Visita na obra do Aeromóvel de São Paulo

O prefeito de Canoas esteve em São Paulo, visitando as obras do Aeromóvel de Guarulhos, que vai interligar a Estação Aeroporto-Guarulhos da linha da CPTM aos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Segundo Jairo Jorge, estar em loco permitiu avaliar que a construção da infraestrutura é muito rápida. "Eles começaram as obras no início deste ano, e a entrega está prevista para os primeiros meses de 2024."

Com base nesta realidade, Jairo acredita que, em Canoas, por ser uma extensão um pouco maior e por serem duas vias, ao invés de uma como está sendo construída em São Paulo, o prazo de conclusão do Aeromóvel de Canoas ficará em cerca de um ano e meio.

Observa que o projeto utilizado em São Paulo é basicamente o previsto para Canoas. "O que a empresa Aeromóvel aprendeu com o projeto de Canoas, está aplicando na obra de Guarulhos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas