LINHA IMPERIAL
Interior de Nova Petrópolis terá programação pelo Natal Cooperativo; confira atrações
Natal Cooperativo é apresentado desde 2012 e neste ano, a realização do evento é da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, com apoio da Sicredi Pioneira RS
Última atualização: 27/11/2024 09:09
O Natal Cooperativo, em Nova Petrópolis, terá atrações culturais neste domingo (1º), no interior da cidade. A Casa Cooperativa traz uma apresentação especial em homenagem aos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil. Música, dança e espetáculo de luz e som integram a programação, a partir das 16 horas, na Linha Imperial, que recebe o evento natalino desde 2012.
O tradicional evento na Capital Nacional do Cooperativismo terá novidades nesta edição. Atrações serão realizadas desde às 16 horas. Neste ano, o evento ocorre no Pavilhão da Igreja Católica de Linha Imperial e o encerramento terá espetáculo de luz e som, às 21 horas.
A iniciativa do evento é da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, é gratuito e aberto ao público. As atrações se iniciam às 16 horas, com o projeto Música que Encanta, apresentado pelos alunos da Escola Padre Amstad, do projeto do Fundo Social da Sicredi Pioneira e da Banda Marcial. A seguir, se apresentam crianças do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein. Para encerrar as atrações da tarde, sobe ao palco o Coral Tom de Mulher.
LEIA TAMBÉM: Rifa é realizada para arrecadar dinheiro para Casa Lar de Canela, atingida por incêndio; saiba como ajudar
A apresentação especial deste ano, às 19h30, terá como tema o Bicentenário da Imigração Alemã, com a encenação “Os 7 anjos e o Menino de Buch”. “O espetáculo trará presente a saga dos imigrantes alemães que fizeram deste canto do mundo uma nova pátria e aqui prosperaram”, explica Célia Weber Heylmann, escritora do texto e coordenadora do espetáculo.
E são os sete anjos que contam a história. Em todas as edições, o espetáculo do Natal Cooperativo traz o número sete em seu nome, numa alusão aos Sete Princípios do Cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.
“Através do Menino de Buch serão mostradas sete gerações que construíram um legado imprescindível. Contar acerca da imigração alemã é um orgulho para todo o cidadão cooperativista, pois o legado dos imigrantes vai além daquele deixado por meio da cultura. Aqui se confere o valor da solidariedade, do reconstruir vidas, do prosperar, mesmo que apenas depois da terceira geração que se estabeleceu na região”, destaca Célia.
Dança, canto coral e teatro fazem parte da apresentação. A programação é organizada e encenada por pessoas da comunidade da Linha Imperial e arredores. Participam integrantes do CTG Pousada da Serra, do Grupo Böhmerland, os Cavaleiros do Piquete de Linha Imperial, e moradores que integram diversos corais da Linha Brasil, Linha Imperial, Bairro Piá, Nova Colônias e Linha Araripe.