abc+

LINHA IMPERIAL

Interior de Nova Petrópolis terá programação pelo Natal Cooperativo; confira atrações

Natal Cooperativo é apresentado desde 2012 e neste ano, a realização do evento é da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, com apoio da Sicredi Pioneira RS

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 27/11/2024 às 09h:08 Última atualização: 27/11/2024 às 09h:09
Publicidade

O Natal Cooperativo, em Nova Petrópolis, terá atrações culturais neste domingo (1º), no interior da cidade. A Casa Cooperativa traz uma apresentação especial em homenagem aos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil. Música, dança e espetáculo de luz e som integram a programação, a partir das 16 horas, na Linha Imperial, que recebe o evento natalino desde 2012. 

Natal Cooperativo em Nova Petrópolis terá atrações culturais neste domingo, 1º de dezembro



Natal Cooperativo em Nova Petrópolis terá atrações culturais neste domingo, 1º de dezembro

Foto: Mauro Stoffel/Divulgação

O tradicional evento na Capital Nacional do Cooperativismo terá novidades nesta edição. Atrações serão realizadas desde às 16 horas. Neste ano, o evento ocorre no Pavilhão da Igreja Católica de Linha Imperial e o encerramento terá espetáculo de luz e som, às 21 horas.

A iniciativa do evento é da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, é gratuito e aberto ao público. As atrações se iniciam às 16 horas, com o projeto Música que Encanta, apresentado pelos alunos da Escola Padre Amstad, do projeto do Fundo Social da Sicredi Pioneira e da Banda Marcial. A seguir, se apresentam crianças do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein. Para encerrar as atrações da tarde, sobe ao palco o Coral Tom de Mulher.

LEIA TAMBÉM: Rifa é realizada para arrecadar dinheiro para Casa Lar de Canela, atingida por incêndio; saiba como ajudar

A apresentação especial deste ano, às 19h30, terá como tema o Bicentenário da Imigração Alemã, com a encenação “Os 7 anjos e o Menino de Buch”. “O espetáculo trará presente a saga dos imigrantes alemães que fizeram deste canto do mundo uma nova pátria e aqui prosperaram”, explica Célia Weber Heylmann, escritora do texto e coordenadora do espetáculo.

E são os sete anjos que contam a história. Em todas as edições, o espetáculo do Natal Cooperativo traz o número sete em seu nome, numa alusão aos Sete Princípios do Cooperativismo: adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

“Através do Menino de Buch serão mostradas sete gerações que construíram um legado imprescindível. Contar acerca da imigração alemã é um orgulho para todo o cidadão cooperativista, pois o legado dos imigrantes vai além daquele deixado por meio da cultura. Aqui se confere o valor da solidariedade, do reconstruir vidas, do prosperar, mesmo que apenas depois da terceira geração que se estabeleceu na região”, destaca Célia.

VEJA AINDA: Denúncias de agressões e violência em escola infantil fazem prefeitura da Serra gaúcha afastar professores: “Vêm acontecendo há anos”, diz pai de aluno

Dança, canto coral e teatro fazem parte da apresentação. A programação é organizada e encenada por pessoas da comunidade da Linha Imperial e arredores. Participam integrantes do CTG Pousada da Serra, do Grupo Böhmerland, os Cavaleiros do Piquete de Linha Imperial, e moradores que integram diversos corais da Linha Brasil, Linha Imperial, Bairro Piá, Nova Colônias e Linha Araripe.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade