SEGURANÇA

Instituto Penal de São Leopoldo inaugura o seu cercamento eletrônico

Parceria garantiu também sala de videomonitoramento no presídio

Publicado em: 15/01/2025 07:45
Última atualização: 15/01/2025 08:00

O Instituto Penal de São Leopoldo teve, nesta terça-feira (14), a inauguração do sistema de cercamento eletrônico. Com um aporte financeiro de cerca de R$ 35 mil em serviços e equipamentos cedidos por parceiros ao Conselho Comunitário Pró- -Segurança Pública (Consepro), a instituição passa a contar também com uma sala de videomonitoramento.

Sistema de videomonitoramento do Instituto Penal de São Leopoldo foi inaugurado terça-feira (14) Foto: Amanda Krohn/Especial

O sistema, que conta com nove câmeras externas e central de controle que acompanham imagens tanto do interior como do perímetro que cerca o local, tem como objetivo monitorar saídas e entrada de detentos, bem como controlar possíveis fugas. Atualmente, o Instituto Penal, com regime semiaberto, conta com 179 apenados, sendo que 117 deles trabalham fora.

O presidente do Consepro e diretor de Segurança Pública da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), Rogério Daniel da Silva, destaca que a demanda é de mais de dez anos.

LEIA TAMBÉM: Sócios e operador de brinquedo estão entre os 5 indiciados por acidente em parque de diversão no RS

“Há nove anos, tentou-se fazer isso através da Câmara de Vereadores, mas houve uma mudança política naquele ano e não se conseguiu.” “No ano passado, o diretor Diego apresentou novamente a demanda, e levamos para os nossos parceiros e conseguimos, através da STV, a parte das nove câmeras, o monitor e a instalação dos equipamentos. Também tivemos apoio da Sebratel, na internet”.

O projeto contou também com a parceria das empresas Baquinox e Bruckmann responsáveis, respectivamente, pelo fornecimento e instalação dos postes de aço para fixação de câmeras. O diretor do Instituto Penal, Diego Linhares, ressalta a importância da iniciativa para a segurança da região e para o trabalho da equipe policial.

VIU ESTA?: Da Rocinha para Canudos: o que se sabe sobre as duas granadas apreendidas em Novo Hamburgo

“A gente sempre tem essa preocupação de que o detento, de repente, fuja, cometa um delito na rua, depois volta e tem um álibi. Então a câmera vem somar na questão de segurança, porque às vezes o efetivo é pouco.”

O comandante do 25.° Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Marcelo da Silva Bueno, elogia a gestão de Diego, responsável por solicitar a demanda. “Vimos a mudança drástica desde a sua chegada, que agora conta com essa evolução tecnológica do controle - em qualquer estrutura, seja ela pública ou privada, o controle é a base de tudo”, comenta, acrescentando também um agradecimento às parcerias. “Esse apoio gera um saldo positivo na redução de índices criminais”, finaliza.

Metas para 2025

Linhares listou ainda as metas para o Instituto Penal em 2025. Dentre elas, estão: manter os índices de trabalho externo dos apenados, manter a constante fiscalização dos locais de trabalho, ofertar vagas de estudo para a massa carcerária, diminuir as fugas, reformar a garagem em frente ao IPSL, revitalizar a calçada e o acesso da unidade prisional, construir a sala multiuso e colocar tela e concertina no muro do pátio de sol - as duas últimas já estão em fase de orçamento, segundo o Consepro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas