COMUNIDADE

Instalação de nova rede de água pode afetar abastecimento hoje em Sapucaia

Água deve retornar às torneiras em 12 bairros da cidade ainda nesta sexta-feira (10)

Publicado em: 10/02/2023 07:18
Última atualização: 23/01/2024 11:33

A última etapa da instalação da nova rede de água, que vai substituir o trecho da tubulação que rompeu na semana passada, e que passa sob os trilhos do trensurb, em Sapucaia do Sul, foi concluída nesta sexta-feira (10). Por conta dos trabalhos, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) já havia alertado a população que poderia haver falta de água a partir da noite de quinta em 12 bairros: Anchieta, Cohab Blocos, Cohab Casas, Colina Verde, Encosta da Floresta, Freitas, Jardim, Piratini, São José, Sete, Silva e Vargas.

Corsan dá prosseguimento à instalação da nova rede Foto: Fotos Renata Strapazzon/GES-Especial

O abastecimento foi retomado pela manhã, com expectativa de normalização total durante o dia.

Nova rede

De acordo com a Corsan, a nova rede fica próxima à antiga. Essa nova tubulação é em PEAD, um tipo de tubo capaz de transportar tanto sólidos como líquidos e gases, com eficiência, para grandes distâncias sem a necessidade de diversas conexões. A nova rede tem diâmetro maior do que a outra, possibilitando assim maior vazão. Conforme a companhia, o objetivo desta obra é dar mais segurança e continuidade ao abastecimento.

Na semana passada, milhares de sapucaienses ficaram seis dias sem água nas torneiras depois que uma tubulação adutora, localizada na Avenida Mauá, se rompeu. Após o primeiro vazamento, identificado no dia 28 de janeiro, foi providenciada uma tubulação menor, instalada dentro da antiga, mas que acabou se rompendo também. Este segundo vazamento só foi contido no dia 1º e o abastecimento foi sendo normalizado aos poucos.

Emergência decretada há uma semana

O problema de desabastecimento de água enfrentado entre 28 de janeiro e início de fevereiro fez o prefeito Volmir Rodrigues decretar situação de emergência no último dia 2. Segundo o decreto, caso a Corsan não providenciasse até as 15 horas daquele dia a totalidade do abastecimento, a prefeitura contrataria o serviço e, posteriormente, buscaria o ressarcimento da concessionária.

O decreto Nº 4.876, de 2 de fevereiro de 2023, que tem 30 dias de validade, também dispensava licitação para a aquisição dos bens necessários às atividades de resposta à falta de abastecimento de água potável.

Moradores buscam maneiras de estocar água

Informados da possível falta de água, moradores dos bairros atendidos pela adutora aproveitaram a quinta-feira (9) para encher baldes, garrafas e caixas d’água. Moradora da Rua Mariano Canto, no bairro Jardim, a aposentada Maria Spadotto, 77 anos, acompanhava, no portão de casa, a movimentação de trabalhadores e máquinas no enorme buraco aberto na esquina, na Avenida Mauá, debaixo do viaduto do bairro Vargas.

Com os baldes reservas já cheios, Maria disse se sensibilizar com as famílias carentes. “A gente ainda tem condições de comprar água e quem não tem? 20 litros de água não dá para quase nada”, analisa.

Reservatório

No bairro Vargas, o empresário Gilberto Silveira Souza, 65 anos, também aproveitou o dia para juntar água. Morador da Rua Santa Luzia, ele encheu uma caixa de 500 litros para garantir os afazeres domésticos. Segundo Souza, a localidade raramente sofria com o desabastecimento. Era difícil faltar água aqui em casa. Faltava em todos os lugares, menos aqui. Agora este começo de ano tem sido complicado”, conta.

Gilberto Silveira Souza encheu uma caixa de 500 litros Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Segundo ele, nos dias seguidos sem abastecimento, na semana passada, a família teve de improvisar. “Quando corria um filete de água na torneira, juntávamos o que conseguíamos para fazer o serviço da casa e tomávamos banho no meu irmão, que mora no bairro São Jorge, um dos que não foi afetado pelo problema na adutora”, diz.

Atendimento

A população pode obter informações sobre a situação do abastecimento de água na cidade por meio dos canais de relacionamento da companhia: site corsan. com.br, na Unidade de Atendimento Virtual, app ou pelo telefone 0800- 646-6444.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas