EM MEIO À CALAMIDADE NO RS
Instabilidade telefônica prejudica atendimentos do Corpo de Bombeiros em Gramado e Canela
Há registro de casos em que pessoas foram até o quartel canelense para pedir ajuda; saiba quais as opções para emergência
Última atualização: 21/06/2024 11:38
Em uma situação de emergência, qualquer segundo é precioso. Por isso, uma resposta rápida das forças de segurança determina o resultado de uma ocorrência. Em meio à maior tragédia climática que já atingiu o Estado, o serviço foi prejudicado em Gramado e Canela devido à instabilidade das linhas telefônicas. Quem ligava para o 193 pode não ter conseguido completar a chamada.
As guarnições do Corpo de Bombeiros da região afirmam que ficaram durante o mês de maio e junho com problemas. Mesmo com um número de celular ativo, o sargento da corporação de Canela, Roger Martins, pondera que os canais de emergência são essenciais para o trabalho das equipes.
“Uma situação de calamidade em nosso Estado e a gente ficou sem telefone. Muitas pessoas devem ter ligado e não conseguiram falar conosco. Isso prejudicou 100% da cidade”, aponta.
“De mãos atadas”
O sargento cita que, em diversas ocasiões, a comunidade foi presencialmente ao quartel, que fica no bairro Leodoro de Azevedo, para pedir ajuda. “No incêndio que aconteceu na Casa Lar, as pessoas vieram aqui para nos avisar. Claro que tivemos as chamadas pelo WhatsApp, mas as pessoas não sabem o número, não lembram na hora. O 193 é igual para todo o Brasil”, atesta. “A gente fica de mãos atadas, prejudica a todos”, desabafa.
Além disso, o bombeiro comenta que situações podem até mesmo ser resolvidas através das ligações. “Muitas vezes, só uma orientação que a gente consegue passar para a pessoa por telefone já ajuda. E também conseguimos até salvar vidas, como aconteceu em casos de crianças engasgadas, que demos as orientações por telefone aos pais enquanto a equipe se deslocava até o local. Ficar sem telefone afeta toda a população”, reforça.
Em Gramado, os problemas são até anteriores ao período de chuva, somente algumas ligações completam, devido à instabilidade.
Protocolos realizados
Para tentar resolver o problema, contatos com a Oi, empresa responsável pelo serviço, foram feitos, mas sem sucesso, em ambas as cidades. No início desta semana, um boletim de ocorrência foi registrado e o Procon e Ministério Público de Canela, acionados.
Em resposta aos questionamentos da reportagem, a Oi informa que “os reparos foram concluídos e que as linhas estão funcionando normalmente”.
Em Canela, o problema foi resolvido, nesta semana. Contudo, em Gramado, até a quinta-feira, dia 20, o telefone ainda não estava funcionando. Em novo contato, a empresa reforça que a situação será novamente verificada.
Telefones de emergência
O sargento Roger comenta que, quando as linhas estão fora de operação, o 5° Batalhão de Bombeiro Militar, que abrange a região, é informado e atualiza a situação pelas redes sociais. O Instagram oficial é o @cbmrs.5bbm.
O telefone secundário do Corpo de Bombeiros de Canela é o (54) 9 8423- 1767, que funciona ligação e, ainda, WhatsApp.
Em Gramado, o contato do Corpo de Bombeiros é o (54) 9 8434-8016.
A Brigada Militar também possui números secundários de emergência, que funcionam 24 horas por dia. Através de ligação ou WhatsApp, a comunidade pode fazer chamados, encaminhar denúncias e suspeitas, assim como fotos e vídeos. O sigilo é garantido pelo órgão. O telefone da BM em Canela é o (54) 9 8434- 6389. Em Gramado, é o (54) 9 8418-8064.