Suspensos desde maio, os atendimentos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a ocorrer em São Leopoldo nesta segunda-feira (4). O prédio do INSS na cidade, localizado na Rua Conceição 364, no Centro, foi severamente atingido pela enchente, exigindo mudança de endereço da sede da agência no Município.
Desde a suspensão dos atendimentos presenciais na cidade, os usuários que necessitavam do serviço precisavam se deslocar até Novo Hamburgo. Enquanto ocorre o processo de licitação para a locação de um novo imóvel para sediar o Instituto na cidade, os atendimentos serão feito de modo provisório na sede da subseção leopoldense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na Rua Padre Pedro Ernesto Haeser Sj, 72, no bairro Cristo Rei.
Os atendimentos no local ocorrem das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. De acordo com a gerente executiva do INSS de Novo Hamburgo, Sinara Schafer, na agência provisória são feitos atendimentos referentes à senha GOV, cumprimento de exigências, informações, Atestmed, extratos de consignados e de benefícios.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Qual região do Brasil terá mais chuva nesta semana? Confira o que esperar no RS
No local, não estão sendo marcadas nem realizadas perícias. As marcações seguem sendo feitas na agência de Novo Hamburgo. Conforme Sinara, para casos que não necessitam de perícia, o Atestmed pode ser entregue, também, pelos Correios, nas agências da Unisinos, Scharlau e do Centro.
Segundo ela, ainda não há previsão de quando ocorrerá a mudança da agência para uma nova sede definitiva. Enquanto aguarda os trâmites necessários para a locação e mudança para o novo prédio, Sinara celebra a volta dos atendimentos a São Leopoldo.
“É algo que gostaríamos que tivesse acontecido logo depois da enchente, principalmente pela necessidade dos moradores em fazer a senha GOV, que garantia acesso a benefícios, como o Auxílio Reconstrução. Justamente por isso, para estar mais perto da comunidade, participamos sempre das caravanas da Defensoria Pública. São Leopoldo é um município grande, a volta para uma sede ainda que provisória, é um passo importante”, avalia.
VIU ESTA?: Corpo de mulher desaparecida é encontrado enterrado no pátio de casa em Canoas
Conforme Sinara, até maio, eram realizados na agência no Centro cerca de 300 atendimentos por dia. Presidente da OAB subseção São Leopoldo, Renê Engroff, destaca que a cedência das salas, por tempo indeterminado, não tem custos para o INSS. “A OAB atua na defesa da advocacia e da cidadania. Na nossa nova sede temos a possibilidade de ajudar a sociedade com a cedência de duas salas e da nossa recepção”, comenta.
Presidente da comissão de Seguridade Social da OAB de São Leopoldo, Janaína Policarpo, também destaca a importância da volta dos atendimentos na cidade. “Recentemente, tivemos casos de perícias marcadas para a cidade de Canela. Com o posto em São Leopoldo, conseguimos ter um contato mais direto com o INSS para que o segurado faça estas perícias mais próximo de seu endereço, ainda que as marcações e os exames não estejam ocorrendo em São Leopoldo”, salienta.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags