Começa no próximo dia 7 e vai até o dia 18 a edição de 2023 do Inovamundi, programa da Universidade Feevale voltado para as áreas de ciência e inovação. As atividades que buscam estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais produzidos por estudantes de todos os níveis de ensino ocorrem nos campi de Novo Hamburgo e Campo Bom. Clique aqui para ver a programação completa.
Nesse ano, o Inovamundi contará com mais de 1.200 apresentações científicas nas mais diversas áreas do conhecimento, oriundas da Feevale e de diversas instituições do Estado e do Brasil. A abertura oficial contará com palestra da jornalista Ana Lucia Vieira de Azevedo, repórter especial de Ciência, Saúde e Meio Ambiente do jornal O Globo, do Rio de Janeiro.
Sob o tema “Pandemia de desinformações”, a atividade será realizada no dia 7 de novembro, no Teatro Feevale, a partir das 19h30. Ainda há ingressos disponíveis, que estão sendo distribuídos, de forma on-line e sem custo, no site teatrofeevale.com.br. Solicita-se a doação de um quilo de alimento não perecível no acesso ao evento. Os donativos serão destinados ao Banco de Alimentos Região do Calçado.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, convida a comunidade para as apresentações. “Toda edição do Inovamundi é mais uma oportunidade não só de prestar contas à sociedade do investimento para a produção de conhecimento na Universidade, quanto de despertar e nutrir o interesse de jovens pesquisadores e extensionistas”, afirma.
O que vai ter no Inovamundi
Todas as apresentações científicas do Inovamundi são abertas à comunidade, que pode assistir às sessões de forma gratuita. Saiba mais sobre cada um dos eventos:
Seminário de Pós-graduação (SPG), de 9 a 11 de novembro
Proporciona a produção e a divulgação de avanços científicos e tecnológicos gerados no âmbito da pós-graduação lato (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrados e doutorados) e dos programas de Aperfeiçoamento Científico Feevale e Egresso Voluntário (vinculado a projeto de extensão), nas diversas áreas do conhecimento. Local e horário: das 9h15 às 22 horas, no Câmpus II.
Feira de Iniciação Científica (FIC), dias 13 e 14 e 16 a 18 de novembro
Promove a divulgação e o intercâmbio de resultados de pesquisa oriundos de atividades de estudantes de graduação, sob a orientação de professores, em diversas áreas temáticas. Local e horário: das 8h30 às 22 horas, nos câmpus I, II e III.
Salão de Extensão (SE), dias 13 e 14 e 16 a 18 de novembro
Propicia um espaço de socialização de ações voltadas à comunidade e os resultados dessas ações, possibilitando a troca de experiências e a divulgação de conhecimentos produzidos com a Extensão Universitária. Local e horário: das 8h30 às 22 horas, nos câmpus I, II e III.
Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), no dia 11 de novembro
Reúne alunos e professores da educação básica, possibilitando a divulgação dos avanços do conhecimento e atividades de pesquisa nas mais diversas disciplinas que integram a sua matriz curricular, em salas temáticas. Local e horário: das 8 às 12 horas, no Câmpus I.
Atividades culturais
Além das sessões de apresentações das pesquisas científicas, o Inovamundi conta com uma programação cultural. Todas as atividades acontecem na Rua Coberta do Câmpus II, a partir das 18h30, exceto no dia 7 de novembro (terça-feira), quando o Movimento Coral se apresenta às 19h30, na palestra de abertura, no Teatro Feevale:
- 10 de novembro, sexta-feira: Roniel Costa
- 14 de novembro, terça-feira: aula aberta de técnica vocal, com a preparadora vocal Yasmini Thomas de Vargas
- 16 de novembro, quinta-feira: Bruno Geminiano
- 17 de novembro, sexta-feira: Cia da Dança
Quem é Ana Lucia Vieira de Azevedo, que fará a palestra de abertura
Ana Lucia Vieira de Azevedo possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Uma das profissionais mais experientes do Brasil em jornalismo científico, tem mais de 30 anos atuando na área e centenas de reportagens publicadas sobre temas ligados à ciência.
Já recebeu alguns dos mais importantes prêmios da mídia nacional e estrangeira, como o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2002, na categoria de informação científica, ambiental e tecnológica. Em 2007, criou a primeira seção dedicada exclusivamente à História em um jornal diário brasileiro. Foi editora de Ciência em O Globo até 2014 e, atualmente, é repórter especial de Ciência, Saúde e Meio Ambiente do jornal.
LEIA TAMBÉM