O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta para risco de tempestade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, válido para este sábado (7). O aviso de cor laranja caracteriza o evento como “perigoso”.
Ativo desde a meia-noite, o alerta prevê chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos, de até 100 quilômetros por hora, e queda de granizo. O evento deve acabar por volta das 15 horas deste sábado.
LEIA TAMBÉM: Região do RS tem alerta vermelho do Inmet para risco de grande volume de chuva
A tempestade pode provocar, segundo o Inmet, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As regiões gaúchas incluídas no alerta são: Noroeste, Nordeste, Centro-Oriental, Centro-Ocidental, Sudoeste e região metropolitana. Além disso, todo estado catarinense está sob alerta e também a metade sul do Paraná.
No território gaúcho e nos outros estados do Sul do País há mais dois alertas do Inmet ativos: um vermelho, de “grande perigo”, para acumulado de chuva, válido até o fim da noite deste sábado; e um amarelo, de “risco potencial”, para chuvas intensas, válido até as 10 horas.
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags