Após um final de semana de chuvas e ventos intensos no Rio Grande do Sul, com a passagem do ciclone Biguá, a instabilidade não parece dar trégua. Na manhã desta segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para regiões do Sul do Brasil, incluindo o Estado.
LEIA TAMBÉM: Biguá é absorvido por ciclone extratropical: Veja como fenômeno afeta o tempo nesta semana
O alerta amarelo é de perigo potencial para chuvas intensas no RS, válido das 9h15 de hoje às 6 horas de terça-feira (17). Conforme o aviso, pode chover entre 20 e 30 mm/h e até 50 mm/dia, nas regiões do Vale do Itajaí, metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Serra e Centro Oriental. Além disso, ventos intensos, de 40 a 60 km/h, podem atingir as áreas do Estado.
Há ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, embora seja baixo.
SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Recomendações
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para obter mais informações ou em caso de emergência, ligue para:
- Defesa Civil (telefone 199);
- Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM