ATRASO

Iniciada há dois anos, obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Canela está inacabada

Expectativa era que instalações estivessem prontas em 2021. Construção deve ser retomada até março

Publicado em: 13/01/2023 03:00
Última atualização: 20/06/2024 09:26

Uma espera que ainda não acabou. Na quinta-feira, dia 12, completou exatos dois anos que a pedra fundamental da obra de construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Canela foi lançada. Desde lá, apenas parte da estrutura está de pé - e apresenta problemas.

Quartel do Corpo de Bombeiros de Canela Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Enquanto aguardam as novas instalações, os 20 servidores precisam se organizar em um espaço que é considerado por eles precário. "Costumo chamar de acantonamento, que é um acampamento militar improvisado. Estamos acampados aqui. Tentamos deixar da melhor maneira possível, mas é apertado, não tem condições de ventilação, conforto térmico e local para acondicionar os equipamentos que temos", descreve o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, tenente Miguel Oliveira de Souza.

Mesmo com as futuras instalações em obras, um telhado precisou ser construído de forma emergencial na sede para abrigar a frota de veículos, incluindo um novo caminhão, entregue em dezembro de 2022, com valor estimado em R$ 1,3 milhão. "Temos equipamentos caros, que não podem ficar no tempo porque vão deteriorar", atesta.

"Precisamos de uma área com espaço funcional. Não estou falando de conforto. É ter um espaço amplo, com todos os equipamentos próximos e organizados. A falta disso dificulta a nossa locomoção e agilidade. A força da natureza é muito maior do que a humana e, por isso, a gente precisa ter as condições ideais para termos mais agilidade", ressalta o tenente.

Problemas

Tenente Miguel Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Os bombeiros estão nessa área do Executivo municipal, junto ao Parque do Lago, desde 2010. Com a promessa de construção do novo quartel, precisaram demolir uma parte da estrutura existente para dar espaço à nova edificação.

O projeto do quartel foi apresentado para a comunidade em agosto de 2020 e a expectativa é que estivesse pronto em 2021. De acordo com o comandante, o convênio para que Canela tivesse uma corporação era de que o governo estadual possibilitaria os servidores e equipamentos e a Prefeitura, o espaço.

Segundo o tenente, a empresa que venceu a licitação para a primeira etapa da obra não fez o trabalho corretamente e, então, precisou-se iniciar um processo para rescindir o contrato. Há desnível na estrutura, problemas nas calhas e a escada não está no padrão.

"Tivemos que rever todos esses detalhes. De uma maneira geral, a estrutura é sólida e não vai cair, mas precisamos de ajustes. Intermediamos os novos projetos e entregamos para a Prefeitura em dezembro de 2022. Isso já era para estar concluído", frisa o comandante.

"Não é compatível com Canela"

O tenente Miguel está na cidade há sete anos. “Em 27 anos de serviço como bombeiro eu nunca servi em um local tão ruim em toda a minha carreira, com tanta falta de infraestrutura. Isso não é compatível com a cidade de Canela”, diz. O comandante destaca que a burocracia e falta de organização na administração pública atrapalharam o andamento da obra.

O novo quartel terá espaço para alojamentos, almoxarifado, academia, local para treinamentos, sala de operação, garagem e área mecânica. “Essa é uma obra pública que será muito utilizada, com certeza. A intenção é poder organizar os materiais com ventilação adequada, ter painéis solares, captação de água da chuva e tratamento de esgoto”, atesta.

Nova licitação em fevereiro

Conforme o secretário de Governança de Canela, Gilmar Ferreira, o processo de licitação está em andamento e a Prefeitura pretende lançar o edital ainda neste mês. O recurso será do Executivo municipal e de emendas parlamentares. "O cenário ideal é estar com tudo pronto em fevereiro para, no mais tardar em março, iniciarmos as obras", afirma.

A previsão de conclusão é até o final de 2023. A parte que falta da estrutura estará em uma única licitação, devendo ficar separada somente a abertura de uma rua para passagem exclusiva do Corpo de Bombeiros ao lado do quartel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas