abc+

PREVENÇÃO

INFLUENZA: Campanha de vacinação contra a gripe será antecipada; saiba quando começa

No ano passado, apenas 56,37% dos gaúchos que são público alvo se vacinaram; hospitais ficaram lotados de crianças com problemas respiratórios

Débora Ertel
Publicado em: 05/03/2024 às 18h:27 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:37
Publicidade

Tradicionalmente iniciada em abril, neste ano a campanha de vacinação contra a gripe vai começar mais cedo em todo o Brasil. Conforme o Ministério da Saúde (MS), a mobilização terá início no dia 25 de março.

Campanha da vacina contra a gripe começa no dia 25 de março | abc+



Campanha da vacina contra a gripe começa no dia 25 de março

Foto: Adobe Stock

A decisão foi tomada porque há um aumento da circulação de vírus respiratórios no País. As doses deverão ser distribuídas a partir do dia 20 de março para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul não recebeu documento com as orientações.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Ethel Maciel, desde o ano passado os profissionais de saúde tem observado a antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. “Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, destaca.

Baixa adesão no RS em 2023

No ano passado, o território gaúcho não atingiu a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Do total da população alvo, que somava 3,63 milhões de pessoas, 1,97 milhão recebeu a dose de proteção contra a doença. O índice ficou em 56,37%. Em Novo Hamburgo, conforme dados do governo federal, a cobertura ficou abaixo, em 51,48%. Em São Leopoldo, 44,71% e em Canoas, 57,89%.

Com baixa cobertura entre as crianças, tanto da vacina contra gripe e da Covid-19, em julho do ano passado o governo chegou a declarar estado de emergência porque os hospitais estavam lotados de crianças com problemas respiratórios. Na época, havia apenas 423 mil crianças dos 6 meses aos 9 anos com a vacinação da influenza em dia. Até início de agosto de 2023, o volume de hospitalizações de crianças era 3,5 vezes maiores que os dados de 2019, antes da pandemia.

A vacina trivalente é produzida pelo Instituto Butantan e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

A gripe é uma doença provocada pelo vírus influenza, capaz de provocar infecção aguda do sistema respiratório. Com alto potencial de transmissão, pode desencadear epidemias e até pandemias. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade