CASOS DE POLÍCIA

Índice de homicídios cai em fevereiro no Rio Grande do Sul; confira os números dos demais crimes

Dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (5)

Publicado em: 05/03/2024 13:37
Última atualização: 05/03/2024 13:37

Os indicadores criminais de fevereiro foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (5). Os dados apontam que latrocínios e homicídios reduziram no último mês no Estado. Além disso, não houve nenhum latrocínio no período. Em fevereiro do ano passado, foram sete ocorrências de latrocínio.


Índice de homicídios cai em fevereiro no Rio Grande do Sul; confira os números dos demais crimes Foto: Grégori Bertó / SSP / Divulgação

Quanto aos homicídios, em comparação com o mesmo período de 2023, a queda foi de 7%, passando de 163 casos para 151.

Nas últimas semanas, ações de inteligência foram intensificadas em cidades como Caxias do Sul, que teve 13 homicídios em fevereiro. "Tivemos uma resposta rápida das forças de segurança para retomar a queda nos crimes contra a vida. As ações da Brigada Militar e da Polícia Civil foram efetivas para a redução dos crimes violentos no Estado", diz o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron. 

Na cidade da Serra gaúcha, a BM está desenvolvendo a Operação Cerco Fechado. Em 20 dias de atuação 173 pessoas foram presas em flagrante e 39 foragidas do sistema prisional foram capturadas, além da apreensão de drogas e armas.

A Polícia Civil, na semana passada, desencadeou a segunda fase da Operação Matriz, que culminou na prisão de 17 pessoas, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas na região.

Outros municípios onde o índice de homicídios é monitorado são: Porto Alegre e Canoas. No mês passado, as duas apresentaram queda. Na capital, a queda chegou a 50% – de 24 para 12 casos, em comparação a fevereiro de 2023.

Diferente dos homicídios, que apresentaram queda, os feminicídios seguem sem variação. Tanto em 2023 quanto em 2024, foram contabilizados o mesmo número de casos (seis).

Roubos também têm redução

Há seis meses, os roubos a pedestre tiveram o menor total da série histórica, com 1.236 casos até o encerramento do mês. Em relação a fevereiro de 2023, quando foram registrados mais de dois mil casos, a redução é de 43%.

Já os roubos de veículos tiveram o menor número de ocorrências da série histórica para o mês. Foram 271 casos no mês, uma redução de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, as ocorrências bancárias caíram 33%.

Outro crime que apresentou queda foi o de furto abigeato, que é quando animais são levados de propriedade privada em zona rural. Fevereiro teve redução de 43% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro de 2024 foram contabilizadas 217 ocorrências de furto abigeato, enquanto no mesmo período do ano anterior o Estado teve 379 registros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas