Presente de aniversário

Indenização milionária à Estância Velha permitirá revitalização na entrada da cidade

Serão R$ 11 milhões, sendo a maior parte oriundos de uma compensação que o Município receberá de condomínio de luxo

Publicado em: 18/09/2023 00:00
Última atualização: 01/11/2024 17:59

A partir de outubro, a entrada da cidade de Estância Velha começará a passar por uma revitalização que contará com novo asfalto, ciclovia, rotatórias, plantio de árvores e ambientação, entre outras obras. A reformulação da Avenida Presidente Vargas, do pórtico até dois quilômetros adiante, terá um investimento de R$ 11 milhões e deve estar concluída dentro de quatro meses.


Obras começarão a partir do pórtico para dar uma "cara nova" à entrada da cidade Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Nesta segunda-feira (18), um evento de abertura de envelopes no Condomínio Horizon divulgou a Eurovia Construtora Ltda como a vencedora da licitação pública, realizada pela Associação Horizon, do residencial.

Dos 11 milhões, 7.306.194,06 são oriundos de uma indenização do condomínio ao Município. O valor foi determinado conforme termo de compromisso firmado com o Ministério Público e está homologado pela Lei 2.661 de 2022.O restante será de recursos da Administração.

O prefeito Diego Francisco disse que essas obras trarão mais mobilidade e segurança para os moradores, além de renovar a auto estima. “Toda a entrada da cidade ficará mais bonita, revitalizada. É um presente de aniversário (comemorado em 8 de setembro)”, afirma.


Prefeito Diego Francisco e o presidente da Associação Horizon, Elayyan Aladin Foto: Robson Nunes/Prefeitura de Estância Velha

Entenda:

A área onde fica o Condomínio Horizon Residencial, na Rua Das Petúnias, bairro Encosta do Sol, era um loteamento público, com livre acesso para qualquer pessoa. No entanto, moradores se uniram para transformá-lo em um condomínio privado, com acesso somente aos moradores.

Desta forma, o condomínio firmou com o Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem a “finalidade de promover a adequação de condutas tidas como irregulares pela legislação ou contrárias ao interesse público”, conforme o Governo Federal. Assim, os moradores precisaram pagar uma multa como forma de compensação, valor este que será usado para as obras.

A primeira etapa da obra prevê:

  • Aumento do canteiro central para 6 metros;
  • Ciclovia;
  • Pista de caminhada/caminhódromo;
  • Plantio de árvores e ambientação;
  • Iluminação
  • Asfalto novo nos dois lados da Avenida Presidente Vargas
  • Estacionamentos;
  • Duas rotatórios (nos cruzamentos com a rua Adriano Quadros Bitencourt e com a Zeno Schmiedel);
  • Retirada da sinaleira;
  • Sinalização de trânsito e marcações.
Projeto de uma das rotatórias da Avenida Presidente VargasPrefeitura de Estância Velha
Cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a rua Adriano Quadros Bitencourt receberá uma rotatóriaDário Gonçalves/GES-Especial

Em Novo Hamburgo, obra semelhante ocorreu entre 2021 e 2022 na rua Guia Lopes, entre os bairros Rondônia e Canudos. Na ocasião, 960 metros de extensão da rua receberam quatro metros de alargamento, passando de 16 para 20, além da instalação da rede pluvial. Atendendo à determinação da Diretriz Urbanística Especial (DUE), a construtora MRV foi a responsável pela obra que recebeu recursos compensatórios da construção de um empreendimento imobiliário com 300 unidades habitacionais na rua Maria Olinda Telles, no bairro Canudos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas