abc+

Presente de aniversário

Indenização milionária à Estância Velha permitirá revitalização na entrada da cidade

Serão R$ 11 milhões, sendo a maior parte oriundos de uma compensação que o Município receberá de condomínio de luxo

Dário Gonçalves
Publicado em: 18/09/2023 às 00h:00 Última atualização: 01/11/2024 às 17h:59
Publicidade

A partir de outubro, a entrada da cidade de Estância Velha começará a passar por uma revitalização que contará com novo asfalto, ciclovia, rotatórias, plantio de árvores e ambientação, entre outras obras. A reformulação da Avenida Presidente Vargas, do pórtico até dois quilômetros adiante, terá um investimento de R$ 11 milhões e deve estar concluída dentro de quatro meses.

Obras começarão a partir do pórtico para dar uma "cara nova" à entrada da cidade | abc+



Obras começarão a partir do pórtico para dar uma “cara nova” à entrada da cidade

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Nesta segunda-feira (18), um evento de abertura de envelopes no Condomínio Horizon divulgou a Eurovia Construtora Ltda como a vencedora da licitação pública, realizada pela Associação Horizon, do residencial.

Dos 11 milhões, 7.306.194,06 são oriundos de uma indenização do condomínio ao Município. O valor foi determinado conforme termo de compromisso firmado com o Ministério Público e está homologado pela Lei 2.661 de 2022.O restante será de recursos da Administração.

O prefeito Diego Francisco disse que essas obras trarão mais mobilidade e segurança para os moradores, além de renovar a auto estima. “Toda a entrada da cidade ficará mais bonita, revitalizada. É um presente de aniversário (comemorado em 8 de setembro)”, afirma.

Prefeito Diego Francisco e o presidente da Associação Horizon, Elayyan Aladin  | abc+



Prefeito Diego Francisco e o presidente da Associação Horizon, Elayyan Aladin

Foto: Robson Nunes/Prefeitura de Estância Velha

Entenda:

A área onde fica o Condomínio Horizon Residencial, na Rua Das Petúnias, bairro Encosta do Sol, era um loteamento público, com livre acesso para qualquer pessoa. No entanto, moradores se uniram para transformá-lo em um condomínio privado, com acesso somente aos moradores.

Desta forma, o condomínio firmou com o Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem a “finalidade de promover a adequação de condutas tidas como irregulares pela legislação ou contrárias ao interesse público”, conforme o Governo Federal. Assim, os moradores precisaram pagar uma multa como forma de compensação, valor este que será usado para as obras.

A primeira etapa da obra prevê:

  • Aumento do canteiro central para 6 metros;
  • Ciclovia;
  • Pista de caminhada/caminhódromo;
  • Plantio de árvores e ambientação;
  • Iluminação
  • Asfalto novo nos dois lados da Avenida Presidente Vargas
  • Estacionamentos;
  • Duas rotatórios (nos cruzamentos com a rua Adriano Quadros Bitencourt e com a Zeno Schmiedel);
  • Retirada da sinaleira;
  • Sinalização de trânsito e marcações.



Em Novo Hamburgo, obra semelhante ocorreu entre 2021 e 2022 na rua Guia Lopes, entre os bairros Rondônia e Canudos. Na ocasião, 960 metros de extensão da rua receberam quatro metros de alargamento, passando de 16 para 20, além da instalação da rede pluvial. Atendendo à determinação da Diretriz Urbanística Especial (DUE), a construtora MRV foi a responsável pela obra que recebeu recursos compensatórios da construção de um empreendimento imobiliário com 300 unidades habitacionais na rua Maria Olinda Telles, no bairro Canudos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade