RISCO DE DERMATITES
Incidência de mariposas em cidade do RS faz prefeitura emitir alerta
Prefeitura de Três Coroas, no Vale do Paranhana, fez recomendações à população para evitar contato com mariposas do gênero Hylesia
Última atualização: 30/12/2023 17:50
Nesta época do ano torna-se mais comum a aparição de insetos. Em Três Coroas, em especial, a prefeitura emitiu um alerta para o risco de contato com mariposas do gênero Hylesia.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O contato com esses insetos, segundo a prefeitura, pode causar coceira, inflação e irritação na pele. Os cuidados são simples. Os moradores são orientados a manter portas e janelas fechadas durante a noite. As mariposas têm hábitos noturnos e costumam procurar fontes de luz.
Outra recomendação é sobre o cuidado na hora de remover as mariposas quando elas estiverem caídas no chão. Evite varrer o local. A melhor forma é usar um pano úmido ou jogar água no chão, isso evita que as cerdas – ou pó das mariposas, como é conhecido – se espalhem. Esse pó é o que pode provocar reações alérgicas ou inflamatórias.
Controle adequado das mariposas
Lavar as paredes de casa ajuda a diminuir a incidência de ovos do inseto, consequentemente controla a proliferação de mariposas. É recomendado também evitar o uso de inseticidas.
Apesar de o transtorno que causam por conta do risco de alergia, esses insetos desempenham papel no equilíbrio do ecossistema. Portanto o uso de inseticida pode eliminar também outras espécies que são predadores naturais das mariposas.
Saiba o que fazer em caso de contato
- Lave a área atingida com água fria ou gelada e procure uma Unidade de Saúde;
- Não aplique álcool ou qualquer outra substância sem orientação médica.