FOLIA

Império do Sol, Estação Primeira e Leões da Feitoria se preparam para o desfile sábado

Jornal VS apresenta mais três escolas de samba que desfilarão neste sábado (2) em São Leopoldo

Publicado em: 29/02/2024 07:38
Última atualização: 29/02/2024 07:43

Hoje, o Jornal VS apresenta as outras três escolas de samba (ontem foram divulgadas as outras três) que estarão desfilando neste sábado, 2 de março, a partir das 21 horas, no Largo Rui Porto. A festa será na Avenida Dom João Becker, que durante a folia recebe o nome de Passarela Tom Astral, homenagem ao sambista Evertom Bittencourt, que marcou carnavais leopoldenses e da região.

Escola Império do Sol exalta a diversidade

Após fazer a prata virar ouro na capital gaúcha, a Império do Sol volta para desfilar em casa na passarela do samba Tom Astral, na noite de sábado. Com o mesmo desfile realizado em Porto Alegre, os imperianos participam, sem concorrer ao prêmio, com o tema “Um Bicentenário com mais de 200 Anos - São Leopoldo, a Saga Histórica da Cidade Povoada, Amada e Miscigenada”.

Escola de Samba Império do Sol Foto: Vinicius Brito/Divulgação/Prefeitura Municipal de São Leopoldo

A primeira porta-bandeira, Jéssica Silva, revela a sensação de ter sido agraciada com o prêmio junto aos outros imperianos. “É muito emocionante, porque é o trabalho árduo de um ano inteiro”, conta. Assim como a vice- -presidente, Tainara Caceres, Jéssica também se orgulha da forma como as fantasias são produzidas.

“Nós somos uma escola de samba que faz 100% de suas alegorias e fantasias, com a ajuda da nossa comunidade e apoio da nossa prefeitura e Secretaria de Cultura”. O temista da agremiação e historiador Ramão Carvalho menciona a importância de destacar a diversidade étnica presente na história da imigração alemã em São Leopoldo.

“A Império do Sol tem esse compromisso com a comunidade, de trazer essa discussão popular, essa ancestralidade. São 200 anos da chegada dos alemães, mas a cidade, em si, tem mais de 200 anos, daí vem o título do nosso samba-enredo”, explica. “Então nós usamos o ensejo dos 200 anos para falar de toda a ancestralidade indígena, africana e portuguesa que antecede a chegada dos imigrantes germânicos”, conclui.

Ficha técnica

Nome da escola: Sociedade Cultural Beneficente e Carnavalesca Império do Sol

Fundação: 20/2/1988

Cores: Verde, vermelho, amarelo e branco

Símbolo: Coroa Imperial sobre o sol

Presidente: Alzemiro Jacintho da Silva

Diretor de carnaval: Comissão de Carnaval

Diretor de bateria: Joubert Luiz Machado Dos Santos

Intérprete: Cezar Augusto Senna

Componentes: 1.000

Alas: 15

Alegorias: três

Tema-enredo: Um Bicentenário com mais de 200 Anos! São Leopoldo, A Saga Histórica da Cidade Povoada, Amada e Miscigenada.

Estação Primeira de olho em um futuro promissor

Em terceiro lugar na fila para o desfile está a Estação Primeira. Empolgado, o presidente Gilberto Edim Marins conta que as expectativas estão enormes. “Será mais um carnaval bonito, alegre e contagiante, como a Estação sempre fez”, celebra. Com tranquilidade, ele afirma que a organização está em dia. “Nosso trabalho está dentro do planejado. Fantasias de Alas praticamente prontas e agora estamos trabalhando nas nossas alegorias.

Estação Primeira de São Léo apresentou uma "Nova Era" Foto: Thales Ferreira/PMSL/Divulgação

Com planejamento e organização, o trabalho flui ao natural.” Na apresentação, Marins adianta que a escola pretende, na letra, unir passado, presente e futuro. “Contaremos um pouco do nosso Bicentenário, vindo do futuro e falando do legado dos imigrantes alemães, nunca esquecendo dos primeiros habitantes daqui, ou seja, os índios e os negros”, diz.

“Como todas as escolas falarão do tema do bicentenário, a Estação vem contando de uma forma diferente o Bicentenário, vindo do ano de 3024, um milênio após, e mostrando que o futuro é aqui já, uma cidade cosmopolita, acolhedora e da diversidade da sua gente, mostrando o amor à cidade e porque São Leopoldo é o berço do futuro”, prossegue.

A exemplo disso, parte do trecho remete às transformações que vêm com o tempo: “Passado, presente, raiz meu viver/ Vamos celebrar!/ Tecnologia, educação, bem-estar / acolhe em teus braços sem discriminar / és diversidade, futuro limiar / oh! desponta cidade querida / berço de um povo / que nasceu pra te amar”.

Ficha técnica

Nome da escola: Sociedade Recreativa Cultural Estação Primeira de São Léo

Fundação: 17/3/2007

Cores: Azul e branco

Símbolo: Papagaio

Presidente: Gilberto Edim Marins

Diretor de carnaval: Roberto Pinheiro

Diretor de bateria: Mestre Fabinho

Intérprete: Sandrinho Gessé

Componentes: 450

Alas: 10

Alegorias: uma alegoria e três tripés

Tema-enredo: De Braços Abertos Para o Mundo - São Leopoldo, o Berço do Futuro.

Leões da Feitoria relembra escravidão

Penúltima escola a desfilar na Tom Astral, a Escola de Samba Leões da Feitoria tem em mente um belo show. Segundo o presidente Cleber da Silva Soares, os preparativos estão a mil. “Estamos a todo o vapor junto com a comunidade”, afirma. “Estamos trabalhando forte para fazer um grande espetáculo”, continua. O compositor Mamau de Castro contou sobre o processo criativo para a elaboração da letra do samba-enredo.

Leões da Feitoria promoveu homenagem à Cohab Feitoria Foto: Thales Ferreira/PMSL/Divulgação

“Como sou o criador do enredo também, ficou mais fácil, porque já escrevi o enredo em prosa e a letra do samba em poesia. Foi bem tranquilo e produtivo, porque eu estava bem a par da história.” Para ele, lembrar da escravidão e dos povos originários é fundamental.

“Em qualquer contexto que se fala de colonização europeia, branca, é preciso ressaltar sempre a figura do indígena. Quando os colonizadores chegaram, em toda a região já havia os povos originários e houve a mão de obra dos escravos negros, que foram roubados e traficados da África”, argumenta.

“Sempre que falar em colonização, a gente tem que valorizar a contribuição do indígena e do negro na construção do Brasil. Se o País é fértil e rico, é porque teve muita contribuição deles”, finaliza. A exemplo, a letra cita: “Brava gente cruza a imensidão / Chegam ao Vale do Sinos / Encontram negros / E os nativos nesse rincão / A força se revigora / No trabalho mãos à obra / Linho-cânhamo a florescer / Fértil riqueza do viver”.

Ficha técnica

Nome da escola: Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões da Feitoria

Fundação: 12/10/2018

Cores: Vermelho, branco e dourado

Símbolo: Dois leões

Presidente: Cleber da Silva Soares

Diretor de carnaval: Cleber da Silva Soares

Diretor de bateria: Mestre Cassinho

Intérprete: Vander Sales

Componentes: 400

Alas: 24

Alegorias: Duas

Tema-enredo: Os Leões da Feitoria Brindam os 200 anos da Colonização Alemã em São Leopoldo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas