abc+

SÉRIE PRATA

Império do Sol conquista carnaval em Porto Alegre

Escola de São Leopoldo venceu Série Prata. Na Ouro deu Gravataí

Eduardo Amaral
Publicado em: 27/02/2024 às 03h:00 Última atualização: 27/02/2024 às 07h:21
Publicidade

“Um bicentenário com mais de 200 anos – São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”. Foi com este enredo sobre o bicentenário da imigração alemã que a Império do Sol, escola de São Leopoldo, levou a vitória na Série Prata do carnaval de Porto Alegre. A agremiação conquistou 238,9 pontos na apuração de segunda-feira (26) e, com o título, também garante a vaga para na Série Ouro em 2025.

Escola de Samba Império do Sol comemora prata no Carnaval Porto Alegre 2024



Escola de Samba Império do Sol comemora prata no Carnaval Porto Alegre 2024

Foto: Amanda Krohn/Especial

Aliás, foi um dia de festa para as escolas da Região Metropolitana no carnaval da capital. Na elite, o título ficou com a Acadêmicos de Gravataí. Na Prata, a Império do Sol se sagrou campeã levando para o Porto Seco a história do bicentenário da imigração alemã, sem esquecer das outras etnias que formaram a região.

Presidente da escola de samba leopoldense, Alzemiro da Silva ressaltou o trabalho feito pelas escolas de fora de Porto Alegre para garantir a folia. “Esta conquista mostra que a Região Metropolitana tem um carnaval de muita qualidade.”

No samba-enredo, os versos buscaram exaltar os diferentes povos que formaram São Leopoldo e deram cara a todo Vale do Sinos. “Originário, luterano e macumbeiro”, diz um dos versos da escola vitoriosa. Para 2025, a Império do Sol agora se prepara para voltar ao Porto Seco, mas desta vez o desfile será na elite do carnaval de Porto Alegre.

Eleva a cultura popular

Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi desfilou como destaque em um dos carros alegóricos da escola, acompanhado da esposa Daniela Affonso, e comemorou a conquista.

“Essa vitória da Império do Sol no grupo de acesso do carnaval de Porto Alegre para a cidade de São Leopoldo é muito importante. Ela homenageou a imigração alemã nos 200 anos. Foi por isso que nós do governo participamos intensamente e colaboramos, porque é uma vitória muito importante, pois fortalece a nossa cultura e também eleva a cultura popular”, defendeu Vanazzi.

*Colaborou: Amanda Krohn

Império do Sol desfila em casa sábado

A Império do Sol conquistou 239,9 pontos, ficando quatro décimos à frente da União da Tinga, a escola da Zona Sul de Porto Alegre, que ficou em segundo lugar. No sábado (2), a escola leopoldense volta para a avenida, mas desta vez em casa, já que desfilará no Carnaval de São Leopoldo. Os desfiles, que começam às 20h30, terão transmissão da Rádio ABC.

Acadêmicos de Gravataí faz história e leva Série Ouro

Fundada no dia 26 de fevereiro de 1961, a Acadêmicos de Gravataí comemorou o aniversário de 63 anos levantando a taça inédita da Série Ouro, a elite do carnaval de Porto Alegre. Além de ser o primeiro título da escola, ela também é a primeira de fora de Porto Alegre a vencer o carnaval da capital. Na avenida, a Acadêmicos levou o enredo Commedia Dell’Arte, que transformou os integrantes da Onça Negra em uma trupe de artistas mambembes.

A história conquistou os jurados, garantindo 239,9 pontos para a agremiação. “Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um carnaval profissional”, comemorou o presidente da escola, Anderson Silva. O vice-campeonato da Série Ouro ficou com a Estado Maior da Restinga, da Zona Sul de Porto Alegre.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade