“Um bicentenário com mais de 200 anos – São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”. Foi com este enredo sobre o bicentenário da imigração alemã que a Império do Sol, escola de São Leopoldo, levou a vitória na Série Prata do carnaval de Porto Alegre. A agremiação conquistou 238,9 pontos na apuração de segunda-feira (26) e, com o título, também garante a vaga para na Série Ouro em 2025.
Aliás, foi um dia de festa para as escolas da Região Metropolitana no carnaval da capital. Na elite, o título ficou com a Acadêmicos de Gravataí. Na Prata, a Império do Sol se sagrou campeã levando para o Porto Seco a história do bicentenário da imigração alemã, sem esquecer das outras etnias que formaram a região.
Presidente da escola de samba leopoldense, Alzemiro da Silva ressaltou o trabalho feito pelas escolas de fora de Porto Alegre para garantir a folia. “Esta conquista mostra que a Região Metropolitana tem um carnaval de muita qualidade.”
No samba-enredo, os versos buscaram exaltar os diferentes povos que formaram São Leopoldo e deram cara a todo Vale do Sinos. “Originário, luterano e macumbeiro”, diz um dos versos da escola vitoriosa. Para 2025, a Império do Sol agora se prepara para voltar ao Porto Seco, mas desta vez o desfile será na elite do carnaval de Porto Alegre.
Eleva a cultura popular
Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi desfilou como destaque em um dos carros alegóricos da escola, acompanhado da esposa Daniela Affonso, e comemorou a conquista.
“Essa vitória da Império do Sol no grupo de acesso do carnaval de Porto Alegre para a cidade de São Leopoldo é muito importante. Ela homenageou a imigração alemã nos 200 anos. Foi por isso que nós do governo participamos intensamente e colaboramos, porque é uma vitória muito importante, pois fortalece a nossa cultura e também eleva a cultura popular”, defendeu Vanazzi.
*Colaborou: Amanda Krohn
Império do Sol desfila em casa sábado
A Império do Sol conquistou 239,9 pontos, ficando quatro décimos à frente da União da Tinga, a escola da Zona Sul de Porto Alegre, que ficou em segundo lugar. No sábado (2), a escola leopoldense volta para a avenida, mas desta vez em casa, já que desfilará no Carnaval de São Leopoldo. Os desfiles, que começam às 20h30, terão transmissão da Rádio ABC.
Acadêmicos de Gravataí faz história e leva Série Ouro
Fundada no dia 26 de fevereiro de 1961, a Acadêmicos de Gravataí comemorou o aniversário de 63 anos levantando a taça inédita da Série Ouro, a elite do carnaval de Porto Alegre. Além de ser o primeiro título da escola, ela também é a primeira de fora de Porto Alegre a vencer o carnaval da capital. Na avenida, a Acadêmicos levou o enredo Commedia Dell’Arte, que transformou os integrantes da Onça Negra em uma trupe de artistas mambembes.
A história conquistou os jurados, garantindo 239,9 pontos para a agremiação. “Esta vitória é resultado de muito esforço e mostra que fazemos um carnaval profissional”, comemorou o presidente da escola, Anderson Silva. O vice-campeonato da Série Ouro ficou com a Estado Maior da Restinga, da Zona Sul de Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags