NESTE SÁBADO
Império do Sol apresenta o Bicentenário de São Leopoldo no carnaval de Porto Alegre
Escola leopoldense vai desfilar pela Série Prata na capital neste sábado (24)
Última atualização: 23/02/2024 11:13
A Sociedade Cultural Beneficente e Carnavalesca Império do Sol vai desfilar pela Série Prata do carnaval de Porto Alegre. A representante de São Leopoldo entra no sambódromo no Complexo Cultural do Porto Seco, no sábado (24). O início da programação está previsto para às 20 horas.
A Império do Sol já participa do carnaval da capital há mais de 25 anos e nesta edição levará para a avenida o tema enredo: "Um Bicentenário com mais de 200 anos - São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada". O enredo foi lançado em setembro do ano passado no Teatro Municipal de São Leopoldo.
"A escola Império do Sol é um expoente da cultura leopoldense. E nada mais justo do que, neste ano tão especial para São Leopoldo, a cidade esteja abraçada com a escola neste desfile no Porto Seco" destaca o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison.
A vice-presidente e madrinha da bateria da Escola, Tainara Caceres, fala da emoção com a proximidade do desfile. “Descrevo com muita propriedade o quanto toda comunidade se empenhou com muita sinergia e carinho para construção desse desfile que homenageará nossa São Léo. Através de nossa temática, vamos contar a história da cidade de São Leopoldo, desde os povos originários até os dias atuais, homenageando o Bicentenário da Colonização Alemã", diz. .
"A escola em seu pré-carnaval efetuou um trabalho conciso e maduro na confecção de suas alas e alegorias, efetuamos diversos ensaios e preparação de todos nossos quesitos, a comunidade leopoldense pode aguardar com muito orgulho, por um grande e belíssimo desfile da Escola para o sábado”, completa. A escola tem apoio da Prefeitura de São Leopoldo por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) para participar do desfile.
Ordem do desfile
No sábado (24) o desfile na capital seguirá a seguinte ordem: Os Comanches, Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria, Unidos da Vila Mapa, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza.
Samba-enredo
(Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor)
Guaraci beija a Pindorama
O rio trama com as montanhas
Dançando pro mar
O linho se entrelaça à melanina
E aos olhos da coroa
Faz de ninho este lugar
O vale mistura as cores
Saberes, sabores
Açores, africanos, Carijós
O vale se tinge de cores
Das dores, da fé
Na vila pulsa a vida capilé
Do horizonte, sonhos distantes
Às margens sinuosas do Itapuy
Embalaram a viagem imigrante
A terra é majestosa por aqui
A lida que semeia sesmarias
Na Feitoria, cultiva a saudade
A cidade floresce assim
E o trem que passa abraça o amanhã
Por um lugar ao sol…
Esse povo construiu
A colônia leopoldense, a primeira do Brasil
E a Império do Sol
Que brilha neste céu
Tua morada é São Léo
Sou alemão, africano, brasileiro
Originário, luterano, macumbeiro
Bato no peito, sou imperiano
A minha história tem mais de 200 anos