O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) através da Pró-reitoria de ensino, divulgou, nesta semana, um edital que trata de um programa de auxílio enchente, destinado a estudantes da instituição atingidos pelas enchentes no Estado.
A ajuda tem caráter emergencial e visa apoiar financeiramente alunas e alunos em vulnerabilidade socioeconômica que estejam com suas necessidades básicas de sobrevivência limitadas em função da situação de calamidade.
O valor do auxílio emergencial será de R$ 1 mil, pago em uma única parcela por meio de PIX, sendo obrigatório o CPF do estudante na chave PIX. No caso de estudantes estrangeiros, os pagamentos serão realizados por Ordem de Pagamento. Em caso de identificação de fraudes ou inverdades nas declarações da inscrição, o valor deverá ser devolvido à instituição.
O benefício é de direito de quem foi afetado pela calamidade pública, não sendo necessário obrigatoriamente ter tido a residência alagada. Assim, outras situações de vulnerabilidade em decorrência da enchente também serão atendidas pelo edital.
O auxílio será concedido de acordo com a demanda, levando em consideração a urgência de cada estudante e os recursos disponíveis. As informações prestadas são de responsabilidade de cada inscrito, com a necessidade de envio de documentação comprobatória ou a comprovação de perda dos documentos através de boletim de ocorrência.
O edital funciona em fluxo contínuo, ou seja, estudantes poderão se inscrever a qualquer tempo, caso sua situação de vulnerabilidade mude em virtude do agravamento da situação em sua região. Está prevista a divulgação dos contemplados em fases distintas, conforme cronograma, de modo que seja possível a inscrição ao longo do período de vigência do programa.
O edital completo pode ser acessado pelo site http://www.sapucaia.ifsul.edu.br/. O e-mail auxilioenchente@ifsul.edu.br deve ser usado para tirar as dúvidas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags