O Laboratório de Inovação do Campus Sapucaia do Sul do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) foi inaugurado na semana passada. Equipado com recursos tecnológicos diversificados, o espaço foi uma conquista do projeto Life (Laboratório de inovação, futuro e empreendedorismo), desenvolvido pela turma 3C do curso Técnico em Mecânica, ao longo de 2022.
O projeto, que teve como principal desafio o desenvolvimento de soluções de baixo custo para problemas recorrentes em hortas comunitárias, trabalhou o conceito Steam, acrônimo em inglês para integração de conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Em novembro de 2022, o projeto Life conquistou o 1.° lugar no Prêmio Liga Steam sendo contemplado com o recurso de R$ 340 mil para implementação do laboratório.
Impressora 3D, cortadora a laser, painel interativo e simulador de realidade virtual são alguns dos recursos disponíveis no espaço, que também contará com equipamentos do projeto de robótica.
Ideias inovadoras
Para o coordenador do curso técnico em Mecânica, André Capellão, o laboratório permitirá a criação e construção de materiais e objetos diversos, além de potencializar muitas ideias inovadoras. “É como o próprio projeto da horta, quando a gente imaginaria que hortas comunitárias poderiam ter alguma relação com a mecânica? E têm! O laboratório permite que a gente crie inúmeras possibilidades para novos projetos e integração com outras áreas e disciplinas”, destaca Capellão.
Estudantes realizados com o projeto Life
Os estudantes responsáveis pelo projeto, e que concluirão o ensino médio em breve, expressaram um sentimento misto em relação ao novo espaço: “Estamos muito felizes em ver o laboratório pronto e saber que foi uma conquista do nosso projeto. Confesso que estamos um pouquinho chateados que não estaremos aqui para usar os recursos”, comentou a estudante Alice Trindade dos Santos durante a confraternização de inauguração do espaço.
Durante a inauguração, o diretor-geral do câmpus Sapucaia do Sul, Fábio Lemes, também destacou o papel da tecnologia e da inovação para a educação, parabenizando a turma e os servidores que tornaram possível o projeto Life, em especial as coordenadoras do projeto, as professoras Márcia Vaclavik e Bianca Ruskowski e o professor André Capellão.
LEIA TAMBÉM