abc+

FESTA DA IMIGRAÇÃO

Idosos têm dia de programação especial na São Leopoldo Fest nesta terça-feira

Pela manhã, uma das atrações foram as "Olimpíadas da Melhor Idade", numa adaptação dos tradicionais jogos germânicos

Renata Strapazzon
Publicado em: 05/11/2024 às 13h:31 Última atualização: 05/11/2024 às 13h:34
Publicidade

A terça-feira (5) é de programação especial voltada para a melhor idade na São Leopoldo Fest com olimpíadas, apresentações de dança e coral e baile. Ainda pela manhã, os espaços onde ocorre a festa, no Ginásio Municipal Celso Morbach e no Largo Rui Porto, foram preenchidos por um grupo animado, formado por idosos participantes do Programa Maturidade Ativa, do Sesc e do Projeto Viver Bem, da Prefeitura.

Pela manhã, uma das atrações foram as "Olimpíadas da Melhor Idade", numa adaptação dos tradicionais jogos germânicos



Pela manhã, uma das atrações foram as “Olimpíadas da Melhor Idade”, numa adaptação dos tradicionais jogos germânicos

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Numa ação que envolveu muita disputa e integração, os visitantes puderam participar das “Olimpíadas da Melhor Idade”, numa adaptação dos tradicionais jogos germânicos.

Facilitadora do Programa Maturidade Ativa, Raquel Dutra Domingues Zitzeke, conta que a participação dos idosos em eventos como este é de extrema importância para a criação de vínculos, a autonomia e o protagonismo do idoso. “Muitas pessoas têm medo da solidão na velhice. Por isso, participar de um grupo, se divertir em uma festa como esta é tão importante, para que eles se sintam pertencentes a todos os espaços”, diz. Segundo ela, visitaram a festa 250 idosos integrantes do programa nas cidades de São Leopoldo, Canoas e São Sebastião do Caí.

LEIA TAMBÉM: Artista usa lama do Rio dos Sinos para retratar vítimas da enchente em São Leopoldo

Do Projeto Viver Bem, participaram, durante a manhã, aproximadamente 90 idosos. Coordenador do projeto, João Lucas Rubert, conta que a iniciativa beneficia cerca de mil pessoas na cidade. “Tanto o nosso projeto quanto o Maturidade Ativa são voltados para a qualidade de vida dos idosos. Trazer eles para a festa é de extrema importância para mostrar para a sociedade que o idoso também tem que buscar essa qualidade de vida, a saúde, se divertir e socializar. Conseguir estarmos em um ambiente como este só demonstra a força e a importâncias que estes projetos têm”, opina.

Integrante o Viver Bem, Maria de Lourdes dos Santos, 76, se divertiu disputando a modalidade que premiava quem pregasse um prego em um tronco de madeira com o menor número de marteladas e sem entortar o prego. Mesmo sem ter tido muito sucesso no “esporte”, Maria estava satisfeita pela diversão junto aos amigos do grupo.

SAIBA MAIS: Barco Escola Peixe Dourado pega a estrada para vir até São Leopoldo; veja quando chega

“É um projeto que me faz muito bem. Agradeço todos os dias pela ajuda que nos proporciona e pelos professores maravilhosos que temos”, conta ela, que no projeto faz aulas de ginástica, dança e basquete.

Membro do Maturidade Ativa, Carlos Alberto Hehn, 75, participou pela segunda vez da são Leopoldo Fest. “É uma festa muito boa, com uma programação muito agradável e que atrai muitos visitantes para a cidade”, diz. Moradora de Canoas, Lúcia Gonçalves, 68, participou pela primeira vez da festa. ”Achei bem bonita a festa, com um público bastante animado. Acho importante uma cidade preservar e enaltecer suas origens”, diz.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade