A terça-feira (5) é de programação especial voltada para a melhor idade na São Leopoldo Fest com olimpíadas, apresentações de dança e coral e baile. Ainda pela manhã, os espaços onde ocorre a festa, no Ginásio Municipal Celso Morbach e no Largo Rui Porto, foram preenchidos por um grupo animado, formado por idosos participantes do Programa Maturidade Ativa, do Sesc e do Projeto Viver Bem, da Prefeitura.
Numa ação que envolveu muita disputa e integração, os visitantes puderam participar das “Olimpíadas da Melhor Idade”, numa adaptação dos tradicionais jogos germânicos.
Facilitadora do Programa Maturidade Ativa, Raquel Dutra Domingues Zitzeke, conta que a participação dos idosos em eventos como este é de extrema importância para a criação de vínculos, a autonomia e o protagonismo do idoso. “Muitas pessoas têm medo da solidão na velhice. Por isso, participar de um grupo, se divertir em uma festa como esta é tão importante, para que eles se sintam pertencentes a todos os espaços”, diz. Segundo ela, visitaram a festa 250 idosos integrantes do programa nas cidades de São Leopoldo, Canoas e São Sebastião do Caí.
LEIA TAMBÉM: Artista usa lama do Rio dos Sinos para retratar vítimas da enchente em São Leopoldo
Do Projeto Viver Bem, participaram, durante a manhã, aproximadamente 90 idosos. Coordenador do projeto, João Lucas Rubert, conta que a iniciativa beneficia cerca de mil pessoas na cidade. “Tanto o nosso projeto quanto o Maturidade Ativa são voltados para a qualidade de vida dos idosos. Trazer eles para a festa é de extrema importância para mostrar para a sociedade que o idoso também tem que buscar essa qualidade de vida, a saúde, se divertir e socializar. Conseguir estarmos em um ambiente como este só demonstra a força e a importâncias que estes projetos têm”, opina.
Integrante o Viver Bem, Maria de Lourdes dos Santos, 76, se divertiu disputando a modalidade que premiava quem pregasse um prego em um tronco de madeira com o menor número de marteladas e sem entortar o prego. Mesmo sem ter tido muito sucesso no “esporte”, Maria estava satisfeita pela diversão junto aos amigos do grupo.
SAIBA MAIS: Barco Escola Peixe Dourado pega a estrada para vir até São Leopoldo; veja quando chega
“É um projeto que me faz muito bem. Agradeço todos os dias pela ajuda que nos proporciona e pelos professores maravilhosos que temos”, conta ela, que no projeto faz aulas de ginástica, dança e basquete.
Membro do Maturidade Ativa, Carlos Alberto Hehn, 75, participou pela segunda vez da são Leopoldo Fest. “É uma festa muito boa, com uma programação muito agradável e que atrai muitos visitantes para a cidade”, diz. Moradora de Canoas, Lúcia Gonçalves, 68, participou pela primeira vez da festa. ”Achei bem bonita a festa, com um público bastante animado. Acho importante uma cidade preservar e enaltecer suas origens”, diz.
LEIA TAMBÉM