Os idosos foram os que mais procuraram se imunizar na manhã do primeiro dia da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em Novo Hamburgo, a responsável da Casa da Vacina, Renata Reis Alves, relata que pessoas com mais de 60 anos foram as que mais compareceram nas primeiras horas desta segunda-feira (10). Em Sapiranga e Parobé, segundo as prefeituras, a realidade é a mesma. Foram os idosos que mais buscam atendimento nesta manhã. Na ESF São Luiz, por exemplo, Teobaldo Flor, 70 anos, foi um dos que recebeu a dose no primeiro dia da campanha. Já na cidade do Vale do Paranhana, o aposentado Aldorino Ganzer, 60 anos, frisou que faz a vacina todos os anos e nunca mais teve gripe forte.
Novo Hamburgo
O atendimento na Casa da Vacina é das 8 horas às 18h30, de segunda a sexta-feira. A entrada é pelo corredor lateral do prédio, onde bancos para espera foram colocados.
Por volta das 10 horas, a fila tinha seis pessoas. Entre elas a aposentada Iara Terezinha Rick, 73, anos, e a artesã e pensionista Irondina Rodrigues Pires, 72. Mãe de três filhos e avó de um neto, Iara conta que desde a infância sua mãe manteve a vacina de todos em dia. É por isso, acrescenta, que mantém os cuidados em ter sua carteirinha em dia e repassar a mesma orientação aos filhos. Irondina, que também levou sua carteirinha de vacinação, conta que para ela é importante vacinar-se para manter-se protegido.
Segundo a Prefeitura, todas as unidades de saúde dispõe de vacinas e não há necessidade de agendamento.
Demais municípios
Em Novo Hamburgo, Campo Bom e Ivoti, a aplicação da vacina ocorre em todas unidades de saúde. Em Sapiranga, a aplicação ocorre nas unidades de saúde que têm sala de vacina, na Morada São Luiz, Vila Irma, Vila São Jacó, Bairro Oeste, Ferrabraz, Amaral Ribeiro, Centenário, São Luiz, Centro e João Goulart.
LEIA TAMBÉM
Público prioritário
A primeira etapa da imunização contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Horário estendido
Em São Sebastião do Caí, a vacina pode ser feita com horário estendido na Secretaria da Saúde, às quintas-feiras, das 17 às 19h30. Todas as unidades de saúde atendem com vacina. De segunda à quinta-feira é das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 16h30, e sexta-feira das 8 às 13 horas.
- Categorias
- Tags