abc+

IMUNIZAÇÃO

Idosos do Lar São Francisco receberão hoje vacina bivalente contra a Covid

Os 37 moradores do lar serão os primeiros a receberem as doses do imunizante em São Leopoldo; vacina é destinada, numa primeira etapa, a idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

Renata Strapazzon
Publicado em: 14/02/2023 às 08h:15 Última atualização: 24/01/2024 às 15h:06
Publicidade

Terá início nesta terça-feira (14) no Estado a imunização com a vacina bivalente contra a Covid-19. No Rio Grande do Sul, 32,4 mil doses recebidas da vacina começaram a ser distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na última sexta-feira (10) às 18 coordenadorias regionais. O foco desta primeira etapa da vacinação bivalente são  idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

Imunizante é destinado, numa primeira etapa, a idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).



Imunizante é destinado, numa primeira etapa, a idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

Foto: Itamar Aguiar/SES

Para São Leopoldo, foram disponibilizadas 462 doses.  De acordo com a secretária municipal de Saúde, Paula Silva, a cidade conta com cerca de dois mil idosos institucionalizados. Os primeiros a receberem as doses do imunizante serão os residentes do lar São Francisco de Assis, que é a ILPI municipal. Atualmente o lar conta com 37 moradores.

“As vacinas bivalentes contra a Covid-19 funcionam da mesma forma que as vacinas monovalentes, a diferença é que a nova vacina contém o código do vírus original, associado com o código da variante Ômicron. Enquanto as demais têm como base somente o vírus original. Neste sentido, a vacina bivalente tem demonstrado uma maior eficácia nos estudos. Ela está sendo indicada como dose de reforço, não como quinta dose, isso quer dizer que pode ser utilizada em qualquer reforço do esquema vacinal, e não só após a quarta dose. A finalidade principal é produzir uma maior proteção contra as variantes Ômicron, que estão em maior circulação”, explica Paula.

A secretária, entretanto, reforça: “a melhor vacina é aquela que chega até o braço da população”, destacando que todas as vacinas disponibilizadas atualmente contra a Covid-19 são eficazes.

Em Esteio, o Estado prevê a distribuição de 204 doses da vacina bivalente. Na cidade, conforme a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Taine Andriolla, com base nos dados das doses aplicadas anteriormente, são 110 residentes e 71 colaboradores, em ILPIs, totalizando 181 doses. De acordo com Taine, as doses deveriam ser retiradas ontem (13), em Porto Alegre, e começarão a ser administradas no público-alvo, em Esteio, nesta quarta-feira (15).

Para Sapucaia do Sul, a estimativa da SES é a distribuição de 186 doses e para Portão 252 doses. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade