O levantamento do Censo Demográfico 2022 ainda não acabou. Mesmo em fase de apuração dos dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que os agentes censitários continuam indo às casas onde não foi realizado o questionamento. Caso não seja encontrado o morador em casa, o recenseador deixa uma folha de recados com contato para agendamento de entrevista. “O Censo Demográfico é a única pesquisa que permite um diagnóstico das condições de vida da população para todos os bairros, distritos e municípios do país, visto que todos os domicílios são visitados”, salienta a unidade estadual do IBGE.
Ainda conforme o IBGE, o diagnóstico permitirá avaliar a eficácia das políticas públicas implementadas nos últimos 12 anos, pela comparação dos indicadores entre os dados de 2022 e de censos anteriores, principalmente o de 2010. Esta avaliação, por sua vez, será a base de qualquer planejamento futuro. Até a prévia do Censo, divulgada em dezembro do ano passado, a população de Novo Hamburgo era estimada em 241.306 pessoas, porém o resultado final será divulgado após a etapa de apuração.
Mesmo já na etapa final de apuração, os profissionais estão voltando às residências onde não foram atendidos e em caso de ausência é deixado notificação. O IBGE reforça ainda que a pessoa que não agendar ou se recusar em responder a entrevista, poderá ser multada. “De acordo com a lei 5534/68, toda pessoa é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE”, explica.
Multa para quem não responder o Censo
Segundo o IBGE, a pessoa que se recusa em responder a entrevista poderá ser multada com valores que podem chegar a até dez salários-mínimos. Porém, ela é o último dos recursos que cabe ao IBGE acionar. Preferencialmente, o órgão tem uma tradição de buscar o convencimento e a conscientização da sociedade sobre a importância de suas pesquisas”, completa o IBGE.
O IBGE encerrou em fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas, 91% da população brasileira levando em conta a prévia. Com a etapa de apuração, iniciada em março, pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC), foi observado que alguns retornos a campo ainda precisam ser realizados.
Em Novo Hamburgo, a população que ainda não respondeu a entrevista do Censo 2022 pode agendar retorno do recenseado pelo telefone (51) 3595-4215, ou, moradores de qualquer município podem informar o IBGE pelo 0800 721 8181.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags