LEVANTAMENTO

IBGE começa apuração dos dados do Censo 2022

Primeiros resultados devem ser divulgados em abril. Recenseadores ainda podem fazer visitas pontuais a domicílios

Publicado em: 01/03/2023 14:55
Última atualização: 25/01/2024 15:29

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta quarta-feira (1º) à etapa de apuração do Censo 2022. Com o fim oficial da coleta de dados em 28 de fevereiro, agora os técnicos trabalham na análise dos dados, com previsão da divulgação dos primeiros resultados no final de abril. Conforme o órgão, nesta fase os recenseadores ainda poderão fazer visitas pontuais a domicílios. Isso porque, como explica a nota divulgada, podem ocorrer “possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores”, situação já prevista em censos demográficos.

Apuração de dados é a próxima fase do Censo 2022 Foto: Divulgação/IBGE


Em Taquara, como explica o coordenador da área, Bruno Diego de Mello, ainda são atendidos chamados que os moradores fizeram pelo disque-censo (137). Já em Novo Hamburgo, coleta se estende até dia 10 de março.

Segundo o IBGE, cidades como Canoas, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Taquara ainda não fizeram suas reuniões de encerramento, por isso não há dados novos. Inclusive, nem os números referentes à população do Rio Grande do Sul estão consolidados ainda.

Em 28 de dezembro foi anunciado um levantamento preliminar, cuja a população estimada do Brasil ficou em 207,7 milhões de habitantes. No Rio Grande do Sul, são 11 milhões. Os dados mostram um crescimento da população em relação ao Censo de 2010, quando o Estado tinha 10,5 milhões de pessoas.

Em Novo Hamburgo, o dado preliminar era de 241,3 mil pessoas, um crescimento menor que 1% em relação ao Censo de 2010.

Outro detalhe é que a equipe da Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE) estará também em campo até finalizar o percentual necessário em cada município, independentemente do fechamento da coleta do Censo 2022. Esta é uma etapa já prevista, com objetivo de fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta da operação censitária. A PPE conta com um questionário único que será aplicado pelo recenseador por meio de entrevista a um ou mais moradores. 

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 teve início em 1º de agosto, marcando 150 anos do primeiro recenseamento feito no País. A expectativa era terminar o levantamento antes do final do ano passado, mas a recusa da população em receber os recenseadores atrasou a conclusão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas