O Hospital São Camilo começa a realizar coletas de sangue a partir desta quarta-feira (31). Inaugurada nesta terça (30), a Unidade de Coleta de Sangue Externa do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), conta com três estações de coleta.
As coletas ocorrerão de forma quinzenal, às quartas-feiras, das 8h às 13h, atendendo de 30 a 40 doadores por dia. As primeiras ações ocorrem nesta quarta (31), no dia 14 de agosto, 28 de agosto, 11 de setembro e 25 de setembro. De acordo com a Prefeitura, as datas podem sofrer alterações.
Como participar
Quem tem interesse em doar sangue deve se cadastrar através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 2126-8300 ramal 333 e (51) 98588-4342, com Jacqueline (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). O endereço do hospital é localizado na Avenida Castro Alves, 948, bairro Tamandaré, em Esteio.
Fique de olho: Quase 1.500 famílias habilitadas a receber o Auxílio Reconstrução ainda não confirmaram os dados
Critérios para doar
• Não estar doente;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60, menores de 16 devem estar acompanhados pelos responsáveis;
• Pesar pelo menos 50 kg;
• Ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h;
• Estar alimentado e evitar alimentação gordurosa nas 4h que antecedem a doação;
• Apresentar documento original com foto recente, que permita identificação (RG ou CNH);
• Apresentar documento original com foto recente, que permita identificação (RG ou CNH);
Veja também: Divulgada a programação da 17ª Aldeia Sesc Capilé; confira as atrações
Inauguração
Na solenidade, a diretora-geral do Hospital São Camilo, Ana Boll, comentou sobre a melhoria para os esteienses, que não precisarão mais de deslocar até Porto Alegre para realizar a doação.
“A gente sabe o quanto isso é importante, pois facilita a questão da locomoção, tempo, e trazendo esta unidade pra Esteio, é um ato de fundamental importância para o nosso hospital”, disse.
“A nossa gestão investe muito para facilitar todos os caminhos e acessos para os nossos munícipes. Então hoje é um dia de muita alegria e sentimento de que tudo deu certo”, completou.
O Prefeito Leonardo Pascoal, por sua vez, destacou a importância do espaço para a comunidade, a partir de um relato pessoal. “Eu tive leucemia; ao longo do meu tratamento eu também usei dezenas e dezenas de bolsas de sangue e plaquetas. Então, a gente sabe na prática a importância deste gesto”, lembrou.
“Sabemos a importância de facilitar o acesso ao doador e hoje somos ‘devedores de sangue’, pois muitos de nossos doadores têm dificuldades em ir até a unidade para realizar a sua coleta, e agora temos a oportunidade de não apenas repor, mas também de deixar excedentes para as demais instituições”, finalizou o prefeito.
LEIA TAMBÉM