ESTEIO
Hospital São Camilo inaugura Unidade de Coleta de Sangue nesta terça-feira
Estrutura externa do Hemocentro contará com três estações para a doação de sangue diretamente na instituição esteiense; confira dias, horários e como se cadastrar para doar
Última atualização: 29/07/2024 17:36
A Fundação de Saúde Pública São Camilo, o Hospital São Camilo, de Esteio, inaugura, nesta terça-feira (30), às 11h, uma Unidade de Coleta de Sangue Externa do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs).
VEJA: Poema que faz alusão às enchentes de maio vence o 9º Esteio da Poesia Gaúcha
A estrutura contará com três estações de coleta para a doação de sangue diretamente na instituição esteiense. Inicialmente, o local será usado em ações quinzenais, a partir da próxima quarta-feira (31), contemplando de 30 a 40 doadores por dia. Com isso, o morador de Esteio que desejar não precisará mais ir até Porto Alegre para doar sangue.
Os trabalhadores do São Camilo já foram capacitados para coletas e as ações contarão com supervisores vinculados ao Hemocentro.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Esteio anuncia investimento de R$4 milhões em obras na Vila Pedreira; veja detalhes
Coletas começam na quarta-feira
O início das coletas começa na próxima quarta-feira (31). Quem tiver interesse de doar pode se cadastrar através do e-mail coletadesangue@esteio.rs.gov.br ou pelos telefones: (51) 2126-8300 ramal 333 ou (51) 98588-4342, com Jacqueline (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
O Hospital São Camilo fica na Avenida Castro Alves, 948, bairro Tamandaré, em Esteio. As coletas ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h às 13h. As primeiras datas programadas são: 31 de julho, 14 de agosto, 28 de agosto, 11 de setembro e 25 de setembro.
O que é preciso para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis
- Pesar no mínimo de 50 kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH).