SAÚDE PÚBLICA

Hospital Lauro Reus inaugura ampliação de área que permitirá dobrar leitos na emergência

Mudança de setores para área do subsolo é a primeira das três etapas de expansão

Publicado em: 27/03/2024 18:36
Última atualização: 27/03/2024 20:50

O Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, inaugurou na noite de terça-feira (26) uma nova fase com a expansão do subsolo, adicionando um espaço de mil metros quadrados. A nova área permitiu a realocação de setores administrativos e do laboratório, liberando, assim, espaço na parte superior do hospital para melhorias nos serviços de atendimento.


Nova área foi inaugurada na noite de terça-feira (26) Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A mudança estrutural contemplou a criação de uma nova área administrativa abrigando departamentos como Recursos Humanos (RH), direção, compras de medicamentos e insumos farmacêuticos, além de alimentos e equipamentos. Destaca-se também o laboratório de exames, que foi nomeado em homenagem ao ex-vice-prefeito de Campo Bom, Armin Blos, que faleceu em 2023.

Além disso, uma nova recepção geral, complementada por salas de triagem, foi construída, aumentando a área útil do hospital em mais 275 metros quadrados. O acesso à recepção ocorrerá pelo portão adjacente à emergência, enquanto a entrada para o novo laboratório estará localizada na Rua Araújo Lima, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O prefeito Luciano Orsi comenta que essa obra da ampliação do subsolo faz parte de um conjunto pro futuro do hospital. “Agora estamos fazendo, paralelamente, a reforma da emergência como um todo, onde vamos diferenciar as entradas do hospital. Ambulância não vai entrar mais no mesmo lugar que entram as pessoas, que geralmente é muito desgastante para quem já está doente. Então, queremos um ambiente acolhedor, separado, para que as pessoas possam se sentir bem quando chegar no hospital e ter esse atendimento personalizado”, comenta.

Prefeito Luciano OrsiDário Gonçalves/GES-Especial
Secretária de Saúde, Suzana Ambros PereiraDário Gonçalves/GES-Especial
Secretária de Obras, Gênifer EngersDário Gonçalves/GES-Especial
Presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'MolinDário Gonçalves/GES-Especial

Juntamente com a expansão do subsolo e as reformas realizadas no refeitório, vestiários e farmácia, o hospital investiu também na aquisição de um gerador a diesel e na compra de quatro contêineres para arquivos, totalizando um investimento de R$ 3.331.998,47, provenientes dos recursos próprios do Município.

“Quem vai no setor administrativo do hospital, mesmo que trabalhe aqui, não precisa passar por dentro do hospital como era antes. Tenho certeza que a população vai ganhar muito com isso, com certeza será um ambiente adequado, muito mais bonito, com os fluxos realinhados para atender melhor a população”, complementa Orsi.

Outras etapas

A segunda etapa das obras de reforma e ampliação do Hospital Lauro Reus, trará um aumento significativo na capacidade de atendimento da emergência. Em andamento, essa fase do projeto vai mais que dobrar o número de leitos disponíveis na emergência, passando de 11 para 27, que contemplarão atendimento para pacientes adultos e pediátricos.

As melhorias incluem a construção de novas salas de observação, curativos, aplicação de medicamentos e quartos destinados ao isolamento, entre outros espaços essenciais. A previsão de conclusão é ainda em 2024.

Sala de coletasDário Gonçalves/GES-Especial
Noite de inauguraçãoDário Gonçalves/GES-Especial
Orsi no momento do descerramento da fita de inauguração na última terça-feiraDário Gonçalves/GES-Especial
Placa foi revelada por Dal'Molin e OrsiDário Gonçalves/GES-Especial

Além disso, uma terceira etapa de obras está planejada para renovar o espaço dos atendimentos eletivos, com a instalação de novos consultórios, salas de exames especializados como tomografia, raio-x, ultrassonografia e mamografia, entre outros recursos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas