abc+

SAÚDE

Hospitais de campanha já fizeram mais de 4 mil atendimentos em São Leopoldo

Uma das estruturas está localizada no bairro Cristo Rei e, a outra, fica ao lado da UPA Zona Norte; na UBS Padre Orestes, tenda do Sesi atua como espaço de saúde temporário

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 20/06/2024 às 16h:41 Última atualização: 20/06/2024 às 17h:06
Publicidade

Com a maior tragédia climática da história do Estado, São Leopoldo recebeu, em maio, o auxílio do governo federal com a disponibilização de dois hospitais de campanha. Juntos, desde que começaram a funcionar, eles já fizeram mais de 4,3 mil atendimentos.

Hospital de Campanha instalado no bairro Cristo Rei já fez cerca de 2,9 mil atendimentos



Hospital de Campanha instalado no bairro Cristo Rei já fez cerca de 2,9 mil atendimentos

Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

Um dos hospitais foi instalado no dia 9 de maio, no bairro Cristo Rei, na área do antigo 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP), localizado na esquina das avenidas Unisinos e Theodomiro Porto da Fonseca. O atendimento no local ocorre das 8h às 19h.

Operacionalizado por médicos, enfermeiros e técnicos do Exército Brasileiro, a estrutura já realizou cerca de 2.900 atendimentos de baixa complexidade, auxiliando nos serviços de saúde junto com o Hospital Centenário e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) lembra que, por conta dos estragos causados pela enchente, alguns locais de atendimento foram afetados e ainda não funcionam plenamente, o que dá ainda mais importância aos hospitais de campanha.

Zona Norte

A outra estrutura fica no bairro Scharlau. O Hospital de Campanha da Zona Norte, localizado junto à UPA, na Rua Leopoldo Albino Scherer, 374, tem atendimento 24 horas desde o dia 18 de maio, e já soma mais de 1.400 atendimentos realizados.

O serviço é coordenador por profissionais da Força Nacional do SUS, enviada ao Rio Grande do Sul por meio de solicitação do governo federal.

De acordo com a Semsad, não há data para a saída dos hospitais de campanha de São Leopoldo.



Tenda do Sesi na UBS Padre Orestes

Numa parceria firmada entre a Prefeitura de São Leopoldo e o Serviço Social da Indústria (Sesi), tendas estão sendo instaladas para funcionarem como espaços de saúde temporários, enquanto UBSs atingidas pela enchente ainda não podem reabrir.

Esta semana, uma das estruturas começou a funcionar. Duas tendas do Sesi foram montadas no pátio da UBS Padre Orestes, no bairro Santos Dumont, e um trailer atua como consultório odontológico.

Sob gestão da Fundação Municipal de Saúde, a unidade, neste molde de atendimento emergencial estruturado em tentas cedidas pelo Sesi, oferece serviços médicos, de enfermagem, psicologia, assistência social, odontologia, procedimentos e dispensação de medicamentos, os quais são prestados por profissionais do Sesi e por servidores da área da Saúde do município.

Atendimento também na Associação de Moradores da Vila Brás

Com o objetivo de não deixar a população desassistida, outros pontos de atendimento estão sendo abertos nas comunidades. Desde a última semana, por exemplo, a Associação de Moradores da Vila Brás (Rua Leopoldo Wasun, 984, Santos Dumont), passou a realizar pré-natal, consultas de puerpério, serviços ambulatoriais, acolhimento, além de consultas com médicos e enfermeiros.

O local funciona das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade