CONCEITO NATURAL
VINDIMA: Conheça a vinícola artesanal do interior de Gramado que produz variedade de uva pouco encontrada no Brasil
Vindima em Gramado inicia na próxima quinta-feira (8), com vasta programação não apenas na Praça das Etnias, mas dentro dos estabelecimentos que dão vida à produção de uvas: as vinícolas
Última atualização: 31/01/2024 16:20
A Vindima em Gramado inicia na próxima quinta-feira (8), com vasta programação não apenas na Praça das Etnias, mas dentro dos estabelecimentos que dão vida à produção de uvas: as vinícolas. Até 3 de março, a comunidade e turistas poderão conhecer um pouco mais sobre as diferentes variedades da fruta que são cultivadas no município e seus produtos derivados.
Uma vinícola familiar, que trabalha de forma artesanal e fica localizada na Linha Bonita, interior de Gramado, conta com um projeto inédito na região e participará do evento. São oito anos que o Arte Líquida trabalha em cada etapa desde a produção, até a colheita e engarrafamento.
Quem comanda é o empresário Cristiano Ribeiro, junto de sua esposa e filha. No local, em geral a colheita inicia no final de janeiro e os processos seguem até o fim de março, com dois meses de muita intensidade. A vinícola aposta em um conceito de vinificação natural, sem uso de insumos químicos.
“Entregamos somente a uva do vinhedo à taça sem nenhum tipo de intervenção química ou enológica”, orgulha-se o empresário.
A vinícola conta com o cultivo em dois vinhedos com cerca de um hectare e meio. Como novidade, traz para Gramado variedades diferentes de uva, da casta riesling renano, pouco encontrada no Brasil. Hoje a mais popular é a casta riesling itálico.
“Nosso clima é muito parecido com o do Vale dos Vinhedos. É um desafio para a colheita este clima subtropical com muita chuva e umidade. Um desafio para variedades viníferas”, explica Ribeiro.
A primeira safra do riesling renano da Vinícola Arte Líquida deve ser colhida em 2025 e o empresário projeta colher de 5 a 7 mil quilos da variedade.
“Vinificamos vinhos de maneira artesanal e temos a elaboração em um projeto colaborativo com outra vinícola de Gramado. Trabalhamos atualmente com elaboração de tintos e rosados das uvas pinot noir, cabernet franc, barbeira, moscato antigo, entre outros”, destaca o empresário gramadense.
Atualmente, a Arte Líquida produz 5 a 8 mil garrafas de vinho ao ano. O foco está no consumidor final, vendas na propriedade, loja virtual, distribuidores parceiros, lojas e restaurantes espalhados pelo Brasil.
Os vinhos, inclusive, serão apresentados aos participantes da Vindima.
Sobre a Vindima em Gramado
O evento deve receber cerca de 200 mil visitantes segundo projeção da Gramadotur, autarquia municipal que organiza o evento. Com atrações gratuitas, visitação às vinícolas participantes, pisa da uva gratuita, pisa da uva nas vinícolas, degustações, conteúdo, harmonizações e atrações culturais, a programação se concentra na Praça das Etnias, no Centro de Gramado, que se transforma em Vila do Vinho para o período. Neste local, a entrada é gratuita.