As constantes chuvas com a chegada do calor acendem o alerta para os cuidados com água parada e possíveis focos do mosquito da dengue. Com isso, a Vigilância Ambiental de Gramado tem realizado diversas vistorias nos cemitérios das linhas rurais do município.
Os resultados são muitos pontos de água parada encontrados, inclusive com larvas, nos vasos de plantas e outros recipientes.
A Vigilância reforça os cuidados à comunidade, principalmente nestes locais:
– As flores levadas aos túmulos devem estar plantadas em vasos com furos, pois as com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti;
– Não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos, incluindo embalagens plásticas e celofanes. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito.
Além dos cemitérios, é essencial que se realize o combate à dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com frequência e mantendo tampadas as caixas d’água.
“Pedimos que toda a comunidade tenha esses cuidados porque estamos nos aproximando do verão, que é um período de grande proliferação”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, José Mario.
LEIA TAMBÉM