CUIDADOS COM O AEDES AEGYPTI

Casos de dengue são confirmados em Canela; fonte de contaminação é investigada

Vigilância Ambiental realiza trabalho de monitoramento diário em locais do município

Publicado em: 21/02/2024 19:16
Última atualização: 21/02/2024 19:18

 A Prefeitura de Canela comunicou nesta quarta-feira (21) que o município possui dois casos confirmados de dengue. A fonte de contaminação é investigada pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde. 

Vigilância Ambiental em Saúde de Canela mantém esforços diários no combate à dengue Foto: Fernanda Amaral/Divulgação

A Vigilância Ambiental, em ação de prevenção, realiza diariamente saídas em campo para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além disso, são realizados monitoramentos periódicos em pontos estratégicos.

Canela também possui laboratório para realizar a análise das amostras encontradas nas ações, com isso os resultados que levariam até dez dias chegam em um. De igual modo atende Gramado.

A comunidade pode realizar denúncias de pontos que podem ter proliferação de mosquitos através do número (54) 3282-5172.

Atente-se aos sintomas

Quanto aos sintomas, destaca-se que a dengue é transmitida pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti, com manifestações que podem surgir até 15 dias após o contato. Febre alta, dores no corpo, na cabeça e nas articulações, além de outros sintomas, caracterizam essa enfermidade. Caso apresente algum sintoma a população deve procurar atendimento médico para a devida avaliação e acompanhamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas