abc+

DE OLHO NO CÉU

VÍDEO: Objeto filmado no horizonte intriga morador da Serra gaúcha; entenda o fenômeno

Apesar de parecer inusitado, especialista aponta que fenômeno é comum

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 01/04/2024 às 11h:16 Última atualização: 01/04/2024 às 12h:10
Publicidade

Se você mora em Gramado ou Canela, pode ter visto um fenômeno no céu no final da tarde do domingo de Páscoa (31). O leitor Renildo Magalhães observou e gravou o momento, por volta das 17h30. 

Vídeo gravado na Serra mostra fenômeno chamada de contrail de jato



Vídeo gravado na Serra mostra fenômeno chamada de contrail de jato

Foto: Renildo Magalhães/Divulgação

“Eu estava na região de Canela quando olhei para o horizonte e vi um rastro amarelo, bem diferente de uma nuvem. Decidi parar e filmar, fiquei surpreso, pois não era uma nuvem, mas sim algo que se movia como um cometa”, explica o morador.

O vídeo apresenta um objeto se movendo no céu e deixando um rastro branco, como se houvesse fogo na extremidade. 

Para o professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e fundador do Heller & Jung – Observatório do Espaço e Céu, apesar de parecer inusitado, o fenômeno é bem comum. Conforme o especialista, trata-se de um contrail de jato.

“Sob certas condições de temperatura e umidade encontradas nas altitudes de cruzeiro típicas de aviões comerciais [acima de 8 quilômetros], os gases expelidos pela exaustão dos motores podem prover a energia necessária para condensar o vapor de água presente na atmosfera ao redor da aeronave”, explica.

Assim, os rastros brancos, na verdade, são formação de cristais de gelo. “Isso leva à formação de cristais de gelo ao redor das partículas de fuligem geradas pela combustão nos motores”, complementa Jung.

Conforme o professor, o jato deveria estar a cerca de 10 e 11 quilômetros de altitude. 

Fabricio Colvero, criador do Bate-Papo Astronômico, localizado em Santa Maria, concorda se tratar do mesmo fenômeno. “É trilha de condensação de avião a jato. É chamado de contrail. Ocorre muito próximo ao pôr do sol ou nascer do sol”, justifica.

De acordo com o especialista, trata-se do avião comercial TAM3156, que fazia voo entre Congonhas e Porto Alegre. “Certamente era esse voo, pois passou ao oeste de Canela, próximo ao horizonte. No vídeo, percebe-se o deslocamento para sul/sudoeste mesmo”, reitera. 

Veja o vídeo

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade