SERRA GAÚCHA
VÍDEO: NBA Park em Gramado tem camisa autografada por Jordan e arena de realidade virtual; confira
Atrativo turístico abre nesta quarta-feira (19), prometendo interatividade e imersão para os fãs da liga de basquete norte-americana; espaço terá jantar temático a partir de julho
Última atualização: 14/10/2024 09:35
Está tudo pronto para o maior parque da NBA na América Latina abrir as portas ao público. Os fãs da liga de basquete norte-americana poderão viver experiências imersivas e contar com muita interatividade no novo atrativo da Serra gaúcha. Localizado em Gramado, na Avenida das Hortênsias, o parque temático tem uma área total de 4 mil metros quadrados. (Veja vídeo abaixo).
A atração abre as portas ao público nesta quarta-feira (19), a partir das 10 horas, mas a inauguração oficial ocorreu na manhã desta terça (18), em um evento para a imprensa e convidados.
"O mais importante deste parque é que ele não é apenas um tributo aos fãs do basquete, é um tributo às famílias, jovens, crianças, que vão poder se divertir, viver momentos junto ao esporte. O parque vai proporcionar um mundo imersivo da NBA, onde os astros deixaram um pedaço da história deles", explica o CEO do NBA Park Gramado, Jonas Ortiz.
Com capacidade para receber até 3 mil pessoas por dia e 150 funcionários, o parque tem cerca de 15 atrações e cenários instagramáveis. No espaço, há uma quadra de basquete com 70% do tamanho de uma oficial, assim como réplicas dos vestiários.
Além disso, o público poderá curtir intervenções artísticas de mascotes dos times da liga, e, ainda, conhecer um museu da história do esporte, inclusive, com itens autografados pelas estrelas do basquete como Michel Jordan e LeBron James, jogos interativos e arena de realidade virtual.
O espaço também será destinado para eventos e até possíveis jogos de exibição. Nas noites das finais da NBA, o parque será aberto para que os fãs possam assistir às partidas. Outra novidade é que haverá jantares temáticos. Como o restaurante possui vista para a quadra, Jonas adianta que shows com DJs, líderes de torcida e mascotes serão realizados. Tudo isso aliado a uma gastronomia típica dos estádios norte-americanos. Esta opção deve ser oferecida a partir de julho.
"O NBA Park já nasce como uma referência de entretenimento, de gastronomia, de espaço temático de experiências, um parque do padrão mais alto que uma marca como a NBA poderia oferecer. Ver o NBA Park pronto é motivo de muito orgulho, é fruto do trabalho, da dedicação e do comprometimento de muita gente que fez o sonho de construir o primeiro NBA Park do mundo virar realidade", destaca o vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, Sérgio Perrella Filho.
O representante também cita o crescimento da marca no País. "O nosso objetivo é aproximar cada vez mais o fã da experiência real do que é a NBA", afirma Sérgio.
Funcionamento
O parque abrirá diariamente das 10 às 17 horas, com exceção das terças-feiras nos períodos de baixa temporada. Os ingressos custam entre R$ 79,50 e R$ 179, dependendo da categoria, e com opção de parcelamento, no site nbaparkgramado.com.br. Moradores de Gramado e Canela têm desconto de 50%, comprando o tícket na bilheteria e apresentando comprovante de residência.
Para o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, o atrativo vai agregar ao turismo da região. "Receber um projeto inédito de nível mundial, de uma das maiores marcas que temos no mundo, é fantástico. Nos enche de orgulho terem escolhido Gramado e, acima de tudo, nos dá a responsabilidade de continuar trabalhando, investindo e estimulando os empreendedores para que continuem construindo aqui seus sonhos", destaca.
História
A ideia de trazer o parque para Gramado surgiu do próprio Jonas, que é natural de São Paulo, mas mora em Canela. Ele conta que estava à frente da implantação de um outlet na região e que possuía cartas de intenção de diversas marcas, incluindo a loja da NBA. Com mudanças no negócio, ele acabou deixando o projeto, mas decidiu investir na construção de um parque temático da liga em Gramado, devido ao apelo turístico existente no município.
"Há pouco mais de dois anos comecei a estudar essa possibilidade. A NBA já tinha feito um experimento de um parque na Disney, que acabou fechando na pandemia. Desenhei o projeto e mostrei para investidores, que fecharam o acordo em agosto de 2021 e as obras iniciaram em janeiro de 2022", descreve Jonas, que também faz parte do grupo que é proprietário de nove lojas da NBA no Brasil.
Como já possui experiência com os fãs da liga, ele aponta que é um público fiel e, com a grande movimentação de Gramado, está entusiasmado com o sucesso do parque. "Teremos um parque com apelo familiar e com atrações para as mais diversas idades", garante o CEO.
Curiosidades
Os fãs conhecerão no NBA Park a terceira maior NBA Store do País, com 400 metros quadrados. Para a decoração da loja, foi necessária a aplicação de mais de 2 mil metros de adesivos. Com o espaço, o Brasil chega a 23 lojas físicas oficiais, o terceiro maior mercado de varejo físico da liga fora dos Estados Unidos.
Há mais de 400 bolas que fazem parte da decoração e das atividades no NBA Park. Nove consoles PlayStation 5 e nove máquinas de arremessos importadas estarão disponíveis para o entretenimento dos fãs.
Mais de 150 telas estão espalhadas pelo local e mais de 100 refletores ajudam na iluminação. Todo o parque tem 70 projetores instalados.
São mais de 25 itens autografados de memorabília, como regatas, tênis e bolas. Camisa autografada de Michael Jordan está em exposição. Além da regata 23 dos Bulls, há peças autografadas de Stephen Curry, LeBron James, Shaquille O’Neal, Magic Johnson, entre outros. Também é possível ver de perto o Troféu Larry O’Brien.
Mascotes oficiais de equipes da NBA estarão em Gramado para interagir com o público: Burnie (Miami Heat), Stuff, The Magic Dragon (Orlando Magic), The Raptor (Toronto Raptors) and The Gorilla (Phoenix Suns).