- ATUALIZAÇÃO: VÍDEOS: Prédio desaba em Gramado após movimentação de terra; veja o que já se sabe
Desde o sábado (18), um prédio localizado na Rua Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, em Gramado, está interditado. O Corpo de Bombeiros da cidade emitiu o parecer por causa do risco iminente da estrutura cair.
O temporal que atingiu a região, entre a noite da sexta-feira (17) e o sábado, também causou rachaduras no asfalto, que não param de aumentar. Conforme o prefeito Nestor Tissot, a movimentação de terra na localidade continua. Técnicos estão realizando vistorias para avaliar as condições da encosta.
Para evitar uma tragédia, caso ocorra o deslizamento de terra sobre o bairro Três Pinheiros, a comunidade foi retirada das residências e o local evacuado. A estrutura da perimetral, na Estrada da Pedreira, também apresenta fissuras. “A gente escutou estouros a noite toda“, diz morador que fez vigília no bairro, durante a madrugada da segunda-feira (19).
O engenheiro civil e de segurança do trabalho, Anderson Zimmermann, que também é especialista em auditoria, perícia e avaliações, aponta que somente após o solo estabilizar é que poderá ser avaliado se a construção precisará ou não ser demolida.
O profissional conhece o prédio, pois foi o responsável pelo projeto de reforço estrutural com estacas metálicas e estrutura metálica adicional, um trabalho encerrado há seis meses. “Até o momento, o prédio resiste devido à supra estrutura existente estar de acordo, e a infraestrutura (fundações) com estacas raiz e reforço de metálicas estarem funcionais.”
Confira as imagens gravadas em drone pelo soldado Pedro Rizza, do Corpo de Bombeiros, que mostram os detalhes do prédio e da região que foi evacuada.
LEIA TAMBÉM