SUSTO
VÍDEO: Badalo de sino se desprende e cai do alto de igreja em Gramado; turista flagrou o momento
Queda da peça de cobre aconteceu no início da noite de quinta-feira (27); entenda o que causou o incidente
Última atualização: 28/06/2024 13:21
Um susto marcou o final da tarde e início da noite de quinta-feira (27) em Gramado. Próximo ao horário de começar a missa, na Igreja São Pedro, o badalo do sino, ao tocar, se desprendeu e voou pela janela.
A peça, que é a responsável por emitir som ao bater no metal, caiu na lateral da paróquia, localizada no Centro da cidade.
O momento foi flagrado em vídeo pelo casal de São Leopoldo, Paulo Moura e Juliana Freitas, que pretendia registrar o anoitecer com o toque da sineta. Apesar da movimentação de entrada para o ato religioso, ninguém ficou ferido.
Paulo é diretor do Rainha da Expointer, em Esteio, e repórter. Ele e a namorada estavam em Nova Petrópolis, quando decidiram ir a Gramado comemorar o aniversário da companheira.
"Viemos para o Centro e ela deu a ideia de fazer uma foto na igreja. Era próximo das 18 horas, e começou a tocar o sino. Minha namorada colocou o tripé para fazer um vídeo e aproveitar o toque do badalo. Ela já tinha ligado a câmera e quando vimos deu o estouro atrás", relembra o capilé.
Para ele, foi algo completamente fora do esperado. "Levamos um pouco de susto, foi um barulho alto, dava para ver que era pesado. E o sino ficou silencioso. Tinha dois homens com aquelas cintas de usar em altura e começaram a falar 'caiu o badalo, caiu o badalo'. E ninguém percebeu, ninguém notou. Até uma mulher passou para entrar na igreja ao lado e não viu também", conta Paulo.
Conforme o padre Neimar Kunkel Pies, desde maio deste ano o sino não tocava na Igreja São Pedro, por problemas na infraestrutura elétrica, afetada pelas tempestades e chuvas intensas que atingiram a região e Estado. O sistema é todo automatizado e não existe corda para tocar ele de forma manual.
"Durante uma manutenção do sino na tarde de ontem [quinta] o badalo se soltou, caiu em cima do telhado da igreja e foi deslizando até cair no jardim, na área verde lateral da igreja. A manutenção era na parte elétrica, não na peça que despencou. Foi um susto grande para os técnicos que estavam na torre, pois não era essa peça o foco deles", explica.
Agora, os trabalhos se voltarão a recolocar o badalo no lugar. "Prendê-lo de forma que não se solte mais. Graças a Deus ninguém se feriu", agradece Neimar.
Uma empresa especializada em sinos deverá vir a Gramado na próxima semana, para dar um diagnóstico do acontecimento e dos ajustes necessários. O sino da São Pedro foi inaugurado em 1935 e é de cobre.