abc+

SUSTO

VÍDEO: Badalo de sino se desprende e cai do alto de igreja em Gramado; turista flagrou o momento

Queda da peça de cobre aconteceu no início da noite de quinta-feira (27); entenda o que causou o incidente

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 28/06/2024 às 12h:43 Última atualização: 28/06/2024 às 13h:21
Publicidade

Um susto marcou o final da tarde e início da noite de quinta-feira (27) em Gramado. Próximo ao horário de começar a missa, na Igreja São Pedro, o badalo do sino, ao tocar, se desprendeu e voou pela janela.

A peça, que é a responsável por emitir som ao bater no metal, caiu na lateral da paróquia, localizada no Centro da cidade.

Vídeo flagrou badalo de sino da Igreja São Pedro, em Gramado, caindo



Vídeo flagrou badalo de sino da Igreja São Pedro, em Gramado, caindo

Foto: Paulo Moura/Arquivo Pessoal

O momento foi flagrado em vídeo pelo casal de São Leopoldo, Paulo Moura e Juliana Freitas, que pretendia registrar o anoitecer com o toque da sineta. Apesar da movimentação de entrada para o ato religioso, ninguém ficou ferido. 

Paulo é diretor do Rainha da Expointer, em Esteio, e repórter. Ele e a namorada estavam em Nova Petrópolis, quando decidiram ir a Gramado comemorar o aniversário da companheira.

“Viemos para o Centro e ela deu a ideia de fazer uma foto na igreja. Era próximo das 18 horas, e começou a tocar o sino. Minha namorada colocou o tripé para fazer um vídeo e aproveitar o toque do badalo. Ela já tinha ligado a câmera e quando vimos deu o estouro atrás”, relembra o capilé.

Para ele, foi algo completamente fora do esperado. “Levamos um pouco de susto, foi um barulho alto, dava para ver que era pesado. E o sino ficou silencioso. Tinha dois homens com aquelas cintas de usar em altura e começaram a falar ‘caiu o badalo, caiu o badalo’. E ninguém percebeu, ninguém notou. Até uma mulher passou para entrar na igreja ao lado e não viu também”, conta Paulo. 

Conforme o padre Neimar Kunkel Pies, desde maio deste ano o sino não tocava na Igreja São Pedro, por problemas na infraestrutura elétrica, afetada pelas tempestades e chuvas intensas que atingiram a região e Estado. O sistema é todo automatizado e não existe corda para tocar ele de forma manual. 

“Durante uma manutenção do sino na tarde de ontem [quinta] o badalo se soltou, caiu em cima do telhado da igreja e foi deslizando até cair no jardim, na área verde lateral da igreja. A manutenção era na parte elétrica, não na peça que despencou. Foi um susto grande para os técnicos que estavam na torre, pois não era essa peça o foco deles”, explica. 

Agora, os trabalhos se voltarão a recolocar o badalo no lugar. “Prendê-lo de forma que não se solte mais. Graças a Deus ninguém se feriu”, agradece Neimar. 

Uma empresa especializada em sinos deverá vir a Gramado na próxima semana, para dar um diagnóstico do acontecimento e dos ajustes necessários. O sino da São Pedro foi inaugurado em 1935 e é de cobre. 

Veja o vídeo

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade