Canela prepara a 64ª festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Serão quatro romarias que serão realizadas, todas no mês de maio.
A celebração do “envio” da imagem no Santuário ocorreu na segunda-feira (8), marcando o início da visita às comunidades. A iniciativa visa promover momentos de fé e reflexão, além de divulgar os quatro dias de romarias.
Todas as comunidades católicas de Canela receberão a imagem peregrina da Mãe de Caravaggio, e neste ano, também algumas paróquias da região, como a de Santa Maria do Herval e do bairro Várzea Grande, em Gramado. Conforme a organização, cada comunidade prepara algo diferente para o momento especial.
A novena, na Cripta do Santuário, iniciará no dia 4 de maio, sempre às 19h30. Padres e bispos de outras localidades foram convidados para presidirem as celebrações. Entre eles, o padre Vítor Farias, que já foi reitor do Santuário, o bispo Dom Edson Batista de Mello, que foi pároco em Canela, e também os bispos eméritos da Diocese de Novo Hamburgo Dom Zeno Hastenteufel e Dom Osvino Both.
As romarias partirão sempre da Catedral de Pedra em direção ao Santuário de Caravaggio de Canela e realização de missa na chegada. A primeira será no dia 18, com a realização da Procissão Luminosa, às 18 horas. A Romaria Motorizada e de Ciclistas será no dia seguinte, 19, às 9 horas. No mesmo horário, dia 25, será a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude.
Para encerrar, no dia 26 de maio ocorre a grande Romaria a Pé, às 8 horas.
De acordo com a organização, com exceção da Procissão Luminosa, nos demais dias haverá programação artístico cultural e uma ampla variedade de gastronomia ofertada aos participantes e fiéis.
LEIA TAMBÉM