abc+

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra a gripe tem Dia D neste sábado; veja horário das salas de vacina em Gramado

Mobilização é uma orientação do Ministério da Saúde, com o propósito de que a população procure os postos de saúde para receber os imunizantes

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 08/04/2024 às 10h:59 Última atualização: 08/04/2024 às 11h:00
Publicidade

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou ainda no final do mês de março. E para incentivar e dar uma oportunidade maior aos grupos de risco se imunizarem, ocorre neste sábado (13) o Dia D de vacinação. Durante este dia, salas de vacinas de todas as unidades de saúde estarão abertas. 

Dia D da vacinação contra a gripe



Dia D da vacinação contra a gripe

Foto: PMC/Divulgação

A mobilização na data é uma orientação do Ministério da Saúde aos municípios, com o propósito de que a população procure os postos de saúde para receber os imunizantes. Ao longo do sábado as salas farão a aplicação das 8 às 17 horas.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento com foto e CPF, além da caderneta de vacinação e o cartão SUS. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Vale lembrar que esta etapa da campanha ainda é destinada aos públicos prioritários. “Pedimos que a comunidade se engaje nesta mobilização, pois pessoas não vacinadas, principalmente dos grupos de risco, podem sofrer agravos na saúde em casos de gripe”, destaca a enfermeira Ellen Pedroso, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Gramado.

Os públicos prioritários da campanha são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); povos indígenas a partir dos 6 meses de idade; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores de todos os níveis; pessoas de 60 anos de idade ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade