abc+

CELEBRAÇÃO

Três Coroas inicia montagem da decoração para ano-novo tibetano

A programação, totalmente gratuita, oferece uma variedade de atividades para todos os gostos e idades, desde shows musicais e danças até oficinas gastronômicas

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 05/03/2024 às 12h:54 Última atualização: 05/03/2024 às 12h:55
Publicidade

Três Coroas já está em clima de Lozar, a festa que comemora o ano-novo tibetano na cidade. Para o evento, que ocorre de 15 a 17 de março, a decoração já começou a ser montada pelas ruas e principais avenidas. 

Três Coroas se prepara para receber Lozar



Três Coroas se prepara para receber Lozar

Foto: Ogyen Shak/Divulgação

A programação, totalmente gratuita, oferece uma variedade de atividades para todos os gostos e idades, desde shows musicais e danças até oficinas gastronômicas e de bem-estar, além dos rituais que permeiam a cultura tibetana.

Inspiração em elementos

A decoração da cidade para o evento terá como ponto alto a inspiração nos Oito Símbolos Auspiciosos, erguidos ao longo da avenida central.

Cada elemento representa convites à boa sorte e prosperidade para todos. A concha representa o poder através do som e convoca as pessoas para cerimônias e celebrações; a Roda, símbolo da transformação através do conhecimento, lembra da importância da evolução e aprendizado contínuo; os peixes, símbolos da felicidade e da sabedoria, nadam livremente nas águas da existência, superando obstáculos com graça.



Já o Nó Infinito, representa a conexão sutil entre tudo e todos e convida a valorizar as interações positivas que enriquecem as vidas. O Lótus, brotando da lama em pureza e beleza, simboliza a sabedoria e a paz que podem emergir dos desafios. O Párasol, protetor contra obstáculos, oferece abrigo e segurança em momentos de dificuldade.

Por fim, há o Vaso, representando longevidade e abundância material e espiritual; e a Bandeira da Vitória, símbolo da superação do mal, que nos inspira a perseverar na busca pelo bem e pela justiça.

O Lozar é um período de transição especial, que ocorre entre meados de dezembro e março e marca o início do ano de 2151. É um momento em que os rituais tibetanos entram em cena como ferramentas valiosas para equilibrar emoções e promover bem-estar, buscando desacelerar e conseguir forças para o ano que se inicia.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade