LINHA EXECUTIVA

Trajeto entre Gramado e ParkShopping Canoas tem início nesta segunda-feira; veja como foram as primeiras viagens

Nas primeiras viagens desta segunda-feira, o movimento de passageiros ainda era tímido

Publicado em: 03/06/2024 11:47
Última atualização: 03/06/2024 13:35

Era por volta das 6 horas desta segunda-feira (3), quando a empresa Citral iniciou a primeira viagem da linha executiva referente ao trajeto Canela e Gramado até Canoas. O transporte se torna opção de moradores da Serra, que precisam fazer o deslocamento até a região metropolitana, além de atender ao mercado turístico, devido aos voos disponibilizados via Base Aérea, com o fechamento por tempo indeterminado do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Ônibus executivo da Citral ligará Gramado e Canela até o ParkShopping Canoas Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Para quem sai das rodoviárias, desembarcará diretamente no ParkShopping Canoas, local onde estão ocorrendo os processos de check-in e embarque de passageiros de voos. Já para quem está retornando, lá também há opção de ida para Gramado e Canela.

Nesta segunda-feira, o movimento de usuários do transporte ainda era tímido. A busca pelo deslocamento para os próximos dias já é alta, conforme a empresa. Porém, as primeiras viagens foram com poucos passageiros. A manhã, que foi marcada pelo retorno do frio, com temperaturas que não passam dos 10°C, da chuva e da neblina, era de ansiedade por quem esperava o veículo da Citral.

Cláudia Francisca de Carvalho, de 57 anos, foi uma das primeiras passageiras a adquirir o bilhete até Canoas. Moradora de Gramado há 11 meses, é natural de Armação dos Búzios (RJ). "Como tenho uma filha lá e um netinho que está fazendo 3 aninhos, estou de férias e indo para lá agora. Minha outra filha, que mora em Sapucaia do Sul, também vai. Ficaremos 13 dias", conta. 

Cláudia Francisca irá visitar a família no Rio de Janeiro e foi uma das primeiras a comprar passagem Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A carioca ama a cidade e, apesar de residir há menos de um ano na cidade gaúcha, frequenta a Serra há mais de uma década. Mas agora a ideia é trocar o friozinho pelo sol do Rio durante uns dias. Para isso, foi equipada com diversas malas - a maioria, com presentes para a família.

"Essas duas malas são do meu netinho, essa bolsa também. Estou levando uns carrinhos de ferro que comprei em Arroio do Sal", revela.

Cláudia havia comprado a passagem aérea há cinco meses e tinha como local de embarque Porto Alegre. "Quando fizemos a troca, ainda não estava funcionando o aeroporto de Canoas. E aí só conseguimos por Floripa. Então estou indo para a casa da minha filha, para aí seguirmos viagem. Nosso voo será na quarta-feira, vamos na terça-feira para Santa Catarina e teremos que pernoitar em algum lugar, não podemos perder o avião", explica. 

Como opção mais próxima de Sapucaia, foi orientada a utilizar esse ônibus até o shopping canoense. "Acho que fui a primeira pessoa a comprar quando soube", brinca.

Até a Base Aérea, mas não com voo comercial

Felipe Moura Pinheiro tinha como destino a Base Aérea de Canoas. Contudo, não é passageiro de companhias aéreas. Ele é sargento da Aeronáutica. A estada em Gramado foi curta, chegou no domingo (2) e ia embora já nesta segunda-feira.

Felipe Moura é sargento da Aeronáutica e retorna para a Base Aérea após visitar Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

"Sou de Salvador, mas moro no Rio de Janeiro tem 6 anos já. Vim numa missão de apoio na Base Aérea, prestar apoio com equipamentos mecanizados para poder fazer o carregamento e descarregamento do material que está chegando, dos donativos. Tive um dia de folga e vim conhecer Gramado, agora retorno para a Base", diz.

Segundo o sargento, a demanda é grande de aeronaves de civis e militares e muitos carregamentos com doações ainda têm chegado. "É uma experiência gratificante poder prestar esse apoio e ajudar o povo do Sul, gaúcho. Espero que logo, logo o Rio Grande do Sul como um todo se recupere, reconstrua e volte a ser o que era antes, e até melhor se possível", finaliza.

Duas idas e duas vindas

O anúncio pela operadora de ônibus do trajeto novo ocorreu na quinta-feira (30). A estimativa das viagens é de 2h10 entre as cidades. As passagens estão com valor de R$ 71,75. Ao comprar pelo site, há ainda a taxa de serviço, no custo de R$ 5,20.

A saída em Canela ocorre às 6 horas e 10h15. Em Gramado, às 6h15 e 10h30. Já o retorno de Canoas à Serra é realizado às 11 e 15 horas.

A compra dos bilhetes pode ser feita via site citral.tur.br ou presencial, nas rodoviárias e no shopping canoense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas