abc+

EM DESTAQUE

Título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2023 deve ser concedido a Gramado nesta semana

Comitiva europeia está conhecendo presencialmente a estrutura e os projetos esportivos do município; caso se confirme distinção, Gramado será o terceiro município do País a receber o prêmio

Mônica Pereira
Publicado em: 08/11/2022 às 16h:30 Última atualização: 08/11/2024 às 11h:59
Publicidade

Gramado deve receber o título de Cidade Sul-Americana do Desporto 2023 até sexta-feira (11). No último passo para garantir a distinção, representantes da Aces Europe estão no município para conhecer a estrutura esportiva e os projetos sociais ligados ao esporte que são desenvolvidos na cidade. Caso se confirme a distinção, Gramado será o terceiro município do País a receber o prêmio, concedido anteriormente para Indaial, em Santa Catarina, e Santo André, em São Paulo.

Gramado pode ser reconhecida como Cidade Sul-Americana do Desporto 2023



Gramado pode ser reconhecida como Cidade Sul-Americana do Desporto 2023

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A inserção de Gramado no cenário esportivo nacional, com a realização de mais de 40 competições por ano, foi um dos pontos apresentados pelo Executivo como argumento para assegurar a candidatura e a possível premiação. Atualmente, a cidade conta com 15 ginásios públicos e mais de 30 áreas de lazer disponíveis à comunidade. Um dossiê foi entregue aos representantes da Aces, apontando a relevância do município, consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O secretário de Esporte, Lucas Roldo, explica que o Executivo tem utilizado o esporte como uma ferramenta social e de inclusão, que une a atuação de diversas secretarias municipais. “A gente usa o esporte para ser uma ferramenta que leve até as nossas crianças boas experiências, lazer, saúde, principalmente a educação e o engajamento social. Gramado há muitos anos vem se destacando no esporte e é um case em projetos sociais esportivos”, avalia.

De acordo com o secretário, a estimativa é que mais de 5 mil atletas tenham passado pela cidade neste ano para participar de competições, ressaltando o legado econômico gerado e que é reinvestido no próprio esporte. “Esse prêmio vai mostrar que, além de estar no caminho certo, Gramado quer investir ainda mais nas estruturas esportivas e no cidadão”, pondera.

Para a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o título vai garantir mais visibilidade a Gramado. “Somos uma cidade que recebe mais de 90% de turistas brasileiros. Então, ter a possibilidade de recebermos essa alta distinção da comunidade europeia seria superimportante para tornar Gramado conhecida fora do País, principalmente no continente europeu. A representatividade deste título é algo que nos colocaria um degrau acima no desenvolvimento turístico”, garante.

Com a presença dos representantes da Aces, da Prefeitura e também de jovens que participam de ações esportivas no município, um encontro para falar sobre a distinção foi realizado na manhã desta segunda-feira (8). O vice-prefeito Luia Barbacovi assegura que o título confirmará um compromisso da Prefeitura de continuar os investimentos na área.

A secretária de Educação, Simone Tomazelli, destaca que a prática esportiva é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“Além de desenvolver competências e habilidades para a prática esportiva, nós fortalecemos o vínculo dos alunos com a escola, o aluno ocupa o seu tempo livre com uma atividade saudável e, somado a isso, temos a descoberta de talentos”, ressalta, acrescentando que todas as dez escolas de Ensino Fundamental de Gramado possuem ginásio. “Quem sai ganhando são os nossos jovens e crianças”, completa.

O depoimento da estudante Laura Vidal, de 17 anos, assegura isso. Na ocasião, a jovem falou sobre como o jiu-jitsu, que pratica desde os 6 anos, mudou a sua vida. Hoje, ela é instrutora da arte marcial no mesmo projeto social e tem a oportunidade de mudar a vida de outras pessoas. 

Benefícios

A entidade responsável pela distinção é a Aces Europe, credenciada pelo parlamento europeu e com chancela da Unesco.

A comitiva que está na cidade é formada pelo vice-presidente da Aces Europe, John Swanson, pelo presidente da Aces República Tcheca, Lukas Vorel, pelo presidente da Aces Portugal, Nuno dos Santos, pelo comissário da Aces Portugal, Paulo Teixeira, e, ainda, pelo interlocutor da Aces Europe na América do Sul, João Macario.

O vice-presidente cita uma frase de Nelson Mandela: “o esporte tem o poder de mudar o mundo”. Ele afirma que a cada R$ 1 investido no esporte, o retorno é R$ 10 nas áreas de saúde e social, frisando que crianças que participam de atividades esportivas têm um rendimento melhor na escola e que, no caso dos idosos, proporcionam mais qualidade de vida.

Para John Swanson, o prêmio vai trazer benefícios para Gramado, pois o município estará inserido em uma rede mundial, que conta com mais de 1,8 mil cidades, com possibilidade de atender a eventos internacionais, proporcionando um legado para o futuro. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade